29/06/2017 08h20
País é um dos poucos na região das Américas onde a doença ainda ocorre; Outra ação para eliminar a raiva humana transmitida por cães são as campanhas de vacinação desses animais.
Fonte: Rádio ONU
O Governo do Brasil doou 15 mil doses de vacina contra a raiva humana para o Haiti. A ação foi feita com o apoio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, Panaftosa, que faz parte da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas.
As vacinas foram entregues na semana passada pelo ministro da Saúde brasileiro, Ricardo Barros, à ministra da Saúde Pública e População do Haiti, Marie Greta Roy Clément.
Ações Nacionais
Segundo a Opas, a região das Américas está próxima de eliminar a raiva humana transmitida por cães, e o Haiti é um dos poucos países onde a doença ainda ocorre. Por este motivo, através de seu centro especializado em saúde pública veterinária, a agência apoia ações nacionais para eliminar o problema.
Além de facilitar o processo de doação, a Opas tem apoiado desde 2016 o treinamento de 283 profissionais da saúde haitianos, que trabalham em 110 centros de saúde.
A Opas e o Ministério de Saúde Pública e População do Haiti trabalham juntos para garantir que esses centros de saúde disponham da vacina e de profissionais que possam aplicá-las. Também são distribuídos materiais de informação sobre a raiva e sobre como agir em caso de agressão por cachorros contaminados.
Vírus
Outra ação para eliminar a raiva humana transmitida por cães são as campanhas de vacinação desses animais, implementadas pelo Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do Haiti.
A maioria dos países da região conseguiu eliminar a raiva humana através da ampla cobertura da vacinação de cachorros. Desde 1980, o número de casos nas Américas caiu mais de 95%, mas alguns países continuam registrando casos.