A Petrobras concluiu a série de minidocumentários sobre as vinte torcidas do Campeonato Brasileiro. Todos os vídeos estão disponíveis no site www.brasileiraopetrobras.com.br e no canal exclusivo no YouTube www.youtube.com/brasileiraopetrobras. As imagens registradas em cinco meses de gravações vão virar um filme de 27 minutos chamado “A energia de todas as torcidas”.
Os minidocumentários já tiveram mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Além disso, a série chegou ao final da temporada com mais de 5 mil seguidores e mais de 8 mil menções ao “Brasileirão Petrobras” no twitter. “A energia de todas as torcidas não para por aqui e já estamos preparando muitas surpresas para o ano que vem”, adianta Leonardo Sá, consultor de Multimeios da Petrobras.
Ao longo do Brasileirão Petrobras 2010, também foram distribuídos 1.500 prêmios entre camisas oficiais dos times, ingressos e kits. “Nossa intenção foi oferecer promoções diferenciadas, que proporcionassem diálogo com os torcedores dos vinte times do Brasileirão. Seja por meio das interações no Twitter ou respondendo aos desafios do nosso Quiz, a energia do futebol e a paixão pelos clubes foram os temas centrais dessa grande bateria de promoções que se estendeu ao longo do ano”, conta Arthur Junior, da gerência de Publicidade e Promoções da Petrobras.
A série de minidocumentários contou com a participação de Fabiano Tatu, torcedor símbolo do Brasileirão Petrobras 2010, que percorreu 17 estádios em 14 cidades para registrar as vinte torcidas do campeonato. Tatu foi eleito, em maio, pelo público através de uma campanha promocional na Internet e começou a jornada em julho, após a Copa do Mundo.
A proposta dos vídeos foi mostrar como é a emoção de torcer para cada um dos clubes do Brasileirão. Para isso, Tatu mergulhou em cada torcida, conversando com torcedores, descobrindo histórias, personagens, depoimentos e curiosidades que compõem o universo do futebol.
“Mostrar a paixão do brasileiro pelo futebol através da jornada do Brasileirão Petrobras consolidou um caminho de comunicação da marca Petrobras como fábrica de histórias. Convivemos durante o ano todo com a emoção das nossas torcidas e nosso maior desafio foi desenvolver uma plataforma de comunicação digital consistente, que pudesse abrigar as conversações com o público através de uma abordagem focada em conteúdo de marca e redes sociais”, conta Leonardo Sá.
A Petrobras é patrocinadora do Campeonato Brasileiro e apoia o futebol desde 1984. Em 2009, a empresa alterou sua estratégia de patrocínio a clubes para se tornar patrocinadora oficial do Brasileirão. Desta forma, a marca Petrobras está presente nos principais estádios do Brasil, possibilitando a realização de ações com todas as torcidas, em diversas regiões do país. A Companhia espera criar identificação dos torcedores com sua marca e utilizar a plataforma, que inclui os vídeos e promoções, como canal para divulgação de produtos e serviços da Petrobras.
Fonte: AdNews