22.5 C
Dourados
quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Você se preocupa com a exposição ao sol?

- Publicidade -

20/11/2011 10h00 – Atualizado em 20/11/2011 10h00

Mais Saúde

É bom se preocupar com isso, porque segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), bastam cinco queimaduras solares durante a infância para duplicar o risco de desenvolvimento de um câncer de pele na vida adulta.

A verdade é que proteger a pele é muito importante tanto nos países quentes como nos países frios, pois existe um fator que pouco se leva em consideração que é a radiação refletida que também queima e muito.

Não é somente a exposição direta ao Sol que queima.

A radiação refletida também provoca queimaduras sérias.

Proteja-se da reflexão de superfícies como areia, concreto, pisos claros e da radiação dispersa (espalhada) pelos constituintes da atmosfera (vapor d’água, nuvens, poeira, fuligem).

Agora vamos lá e me diga o que você acha? Qual superfície queima mais: Água Tranqüila ou Água Agitada? E na neve, será que pode nos queimar???

Veja esta tabela que mostra a superfície e o percentual de radiação Ultra Violeta (UV) refletida.

Outro fator que interfere também é a nebulosidade

As nuvens interferem filtrando parte da quantidade de radiação UV que chega à superfície.

  • Dias de sol: apenas 0 a 25% de filtragem

  • Dias parcialmente nublados: de 25 a 50%

  • Dias nublados: de 50 a 75%

  • Dias fechados (totalmente nublados) 75 a 100%

Dados de acordo com: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC-INPE

Outro fator importantíssimo é a hora do dia

Para você entender melhor este gráfico, observe a escala de Índice de UV.

Quanto mais alto o valor, maior é o perigo para exposição ao sol ou radiação refletida. Este índice varia de acordo com os horários.

Na maior parte do Brasil, em dias de verão é comum observarmos valores do Índice de UV em torno de 13 a 14!!!

Considerando grau de perigo na escala:

Até 2 – Baixo – representa pouco perigo, no entanto, você deve está usando FPS 30 e óculos, principalmente se estiver em locais de alta reflexão da radiação como na neve e areia seca. Veja o quadro acima.

De 3 a 5 – Moderado – Uma leitura Índice UV de 3 a 5 significa risco moderado de danos da exposição ao sol sem proteção. Use FPS 30 e cubra os olhos. Prefira sombras.

De 6 a 7 – significa uma leitura Índice UV de alto risco de danos da exposição ao sol sem proteção. Aplique um FPS 30. Use chapéu de aba larga e óculos escuros para proteger seus olhos.

Índices de 8 a 10 são muito perigosos e provocam danos a pele e aos olhos. Proteja-se generosamente com FPS 30, óculos e chapéu. De preferência, procure a sombra.

Acima de 11 – significa risco extremo de danos da exposição ao sol sem proteção. Tente evitar exposição ao sol durante as horas de meio-dia, dez horas – quatro horas Aplique protetor solar 30 liberalmente a cada 2 horas. Fique na sombra.

No Brasil, atenção com os horários de verão.

O que é FPS?

É uma sigla que significa – Fator de Proteção Solar. Indica o grau de proteção para sua pele contra queimadura solar, proteção contra ao tão conhecido RAIOS ULTRAVIOLETAS – UVA e UVB.

E você já sabe qual é a diferença entre eles?

Ambos os tipos causam danos a sua pele, embora existam importantes diferenças entre eles.

Vale lembrar:

O “A” incluído na nomenclatura UVA significa envelhecimento, e o “B” incluído na nomenclatura UVB significa, queimadura.

Os raios UVA são responsáveis pelo bronzeamento da pele a curto prazo. Não causa vermelhidão da pele, porém eles são responsáveis pelos danos causados a sua pele que se acumulam ao longo dos anos, levando ao fotoenvelhecimento e atuando como coadjuvantes nos processos tumorais e alérgicos.

Estão presentes durante todo o dia e suas ondas são de longo alcance, atingindo as camadas mais profundas da pele.

Os raios UVB causam danos imediatos à pele, como ressecamento, vermelhidão, queimaduras graves com formação de bolhas, descamação e lesões que levam ao câncer.

A intensidade da radiação UVB varia durante o dia, sendo mais forte entre 10 e 16 horas, quando a temperatura é mais elevada (cuidado com os horários de verão no Brasil).

Saiba que uma parte considerável de toda a radiação UV que atinge as camadas superiores da atmosfera é filtrada pela camada de ozônio e o que chega até nós é a quantidade certa, a dose à qual nós, seres humanos, as plantas e os animais estamos adaptados.

Qual o melhor filtro solar??

O melhor filtro solar é aquele que oferece proteção química (orgânica) e física.

Os filtros solares químicos (FS) foram inventados nos Estados Unidos em 1972, mas só chegaram ao Brasil dez anos depois. Os produtos atualmente comercializados no País têm como FS os valores entre 2 (mínimo) e 60 (máximo).

O FS mede a proteção contra os raios solares UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não contra os raios solares UVA.

Atualmente, o mercado oferece várias marcas, mas fique atento aos ingredientes:

O melhor filtro solar é aquele que contém uma base hidratante pois ajudará a manter hidratação da pele, além de:

  • Octil Metoxicinamato/Octil salicilicilato:
    Filtros solares que protegem das radiações UVB

  • Oxibenzona: filtro solar que protege das radiações UVA

  • Óxido de Zinco: filtro solar físico, que confere uma cor esbranquiçada ao produto, e que protege contra as radiações UVA e UVB.

Que não contenham álcool nem óleo em sua fórmula.

Deve oferecer ação:

  • Não-Comedogênico – não obstrui os poros. O que provocaria o aparecimento de cravos e espinhas;

  • Hipoalergênico – Incidência mínima de reações alérgicas.

  • FPS 30 – E um fator de proteção 30 ou superior.

Nos EUA ficou convencionado o FPS 30 como o de dose máxima, pois acima desse valor pouca ou nenhuma diferença é produzida. Então, com a finalidade de não haver propaganda enganosa o governo tomou esta decisão. No Brasil, são comercializados filtros até 60.

Você se preocupa com a exposição ao sol?

Você se preocupa com a exposição ao sol?

Você se preocupa com a exposição ao sol?

Você se preocupa com a exposição ao sol?

Você se preocupa com a exposição ao sol?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-