34 C
Dourados
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

De olho no título e nas vagas

- Publicidade -

A cada dois anos, o futebol da América do Sul se prepara para vivenciar o nascimento de novos craques. Desta vez não será diferente, com o Peru sediando o evento. Dez seleções de juniores entrarão na briga por quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011 e duas para o Torneio Olímpico de Futebol Masculino Londres 2012.

Trata-se do Campeonato Sul-Americano Sub-20, cuja primeira edição data do ano de 1954, quando ainda era disputado pela categoria sub-19, e que agora volta a reunir a nata do futebol júnior entre 16 de janeiro e 12 de fevereiro. A competição acontece no mesmo país que sediou a Copa América de 2004 e a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2005.

As seleções participantes estão divididas em dois grupos, que classificarão seis delas para o hexagonal final, quando serão conhecidos os donos das vagas para os torneios na Colômbia e em Londres. “As duas chaves estão muito niveladas, mas o nosso objetivo continua sendo a classificação para o Mundial”, afirma o uruguaio Gustavo Ferrín, técnico do selecionado peruano, que terá de enfrentar adversários de peso para conseguir o feito.

Brasil aposta em Neymar
A seleção brasileira é uma grande potência da categoria. Prova disso são os dez títulos sul-americanos e o vice-campeonato mundial no Egito 2009. Mas, como se não bastasse, o forte elenco composto por jogadores que atuam nos principais clubes brasileiros e comandado por Ney Franco ainda chega à competição com uma peça de luxo.

Trata-se do atacante Neymar, que, apesar da pouca idade, já conta com experiência na seleção principal, além de ter balançado as redes 17 vezes no último Brasileirão e ter sido um dos maiores destaques do país em 2010. Sem a companhia de Philippe Coutinho, que se lesionou defendendo a Internazionale, o craque carregará a responsabilidade de liderar o Brasil diante de Colômbia, Bolívia, Equador e Paraguai no Grupo B. O primeiro duelo é contra os paraguaios, no dia 20.

“O Neymar é um jogador de qualidade, mas não podemos jogar para ele toda a responsabilidade de definir as partidas”, afirmou o técnico da Seleção, que na última temporada levou o Coritiba de volta à elite do futebol brasileiro. “É lógico que a torcida e a mídia têm uma expectativa grande sobre ele, mas como treinador tenho de me preocupar com o trabalho da equipe como um todo. Espero encaixar bem o grupo para que ele possa se integrar sem problemas.”

Argentina busca melhor desempenho
Apesar de ter apenas quatro títulos continentais no currículo, a seleção Argentina é quem manda na categoria em nível mundial, tendo conquistado seis edições da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. Apesar disso, o grupo dirigido por Walter Perazzo terá de apresentar um desempenho superior ao demonstrado pelo plantel de 2009, que não passou no teste e acabou fora do torneio no Egito. Na última vez em que estiveram em jogo as vagas para o Mundial e para os Jogos Olímpicos ao mesmo tempo, a Argentina acabou tendo sucesso, classificando-se para o Canadá 2007 e para Pequim 2008.

Mas, apesar de a maioria dos seus jogadores ter presença constante nos principais clubes da primeira divisão do país, a Argentina não terá vida fácil. Isso porque caiu no Grupo A, do qual também participam o Uruguai, detentor de sete títulos sul-americanos, o anfitrião Peru, o Chile e a Venezuela, dona de uma das vagas na edição de 2009.

“Não será um campeonato fácil”, afirmou o treinador argentino. “Todos estão muito nivelados e não se ganha apenas com a camisa. Queremos conseguir a classificação para os dois torneios, mas também temos de pensar na formação dos nossos jogadores e deixar pelo menos quatro atletas prontos para ajudar a seleção principal na Copa do Mundo de 2014.”

Campeonato Sul-Americano Sub-20 Peru 2011

Grupo A (Arequipa)

Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela

Grupo B (Tacna)

Colômbia, Brasil, Bolívia, Equador e Paraguai

*Como organizadora da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011, a Colômbia já está classificada para o torneio. Caso termine entre os quatro primeiros do hexagonal, o quinto classificado ficará com a quarta vaga para o Mundial.

Fonte: FIFA.com

De olho no título e nas vagas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-