33.8 C
Dourados
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Platini é reeleito presidente da Uefa

- Publicidade -

Michel Platini foi reeleito nesta terça-feira como presidente da Uefa por aclamação no 35º Congresso da entidade, realizado em Paris. Único candidato à sucessão, o ex-jogador francês dirigirá a organização até 2015.

Visivelmente emocionado, Platini agradeceu a reeleição às federações nacionais, aos membros do Comitê Executivo e aos “heróis da vida cotidiana, sem os quais não haveria Beckenbauer, Cruyff, Zidane e Messi”, em referência aos jogadores que qualificou de “educadores voluntários que trabalham com paixão e amor pelo futebol”.

Platini, de 55 anos, foi reeleito com um programa de gestão que basicamente dá sequência aos pontos que o levaram ao comando da Uefa quatro anos atrás no Congresso de Düsseldorf.

A aplicação do chamado “fair play financeiro”, que a partir da temporada 2014/2015 permitirá excluir das competições europeias todo clube que não tenha equilíbrio financeiro, aparece como um dos pontos de seu programa.

“O futebol é um jogo antes de um produto, um esporte antes de um mercado, um espetáculo antes de um negócio”, havia afirmado Platini em 2007, um objetivo que deve manter para a nova gestão.

Defensor da arbitragem por vídeo, Platini também pretende introduzir cinco colegiados em todas as competições, uma fórmula que será testada na Eurocopa de 2012 e na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Outro ponto importante será a promoção das seleções nacionais, cuja influência foi se degradando em benefício dos clubes, favorecidos pela importância da Liga dos Campeões.

A luta contra a corrupção no futebol será outro desafio que o ex-jogador terá de enfrentar durante os próximos quatro anos na Uefa, com especial atenção à escalada das apostas ilegais.

Fonte: Portal Copa 2014

(crédito: EFE)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-