33.8 C
Dourados
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Santa Casa será transformada em fundação para aumentar transparência na gestão

- Publicidade -

A Santa Casa de Campo Grande deve enfrentar um processo de transparência com ampliação da abertura das contas e a mudança da figura jurídica do hospital, passando de associação para fundação. A decisão foi tomada na quinta-feira (31) durante reunião que durou três horas no gabinete da Junta Interventora, entre a prefeitura, câmara de vereadores, governo do Estado, e Ministérios Públicos Federal e Estadual.

“Todas as ações administrativas de gastos e entrada de recursos serão enviadas para publicação em Diário Oficial”, anunciou o prefeito Nelsinho Trad. A pedido da Comissão de Saúde da Câmara, a Santa Casa também vai repassar o histórico de contratos repactuados com prestadores de serviços terceirizados.

A secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, confirmou que a transformação jurídica começará imediatamente. Resumiu que a fundação será privada, como é hoje o hospital, mas tenha coparticipação e maior controle por parte do poder público. Já o procurador de Justiça, Mauri Ricciotti, explicou que muitas questões jurídicas precisam ser vencidas no processo de transformação. “A lei obriga que o MP a fiscalize de forma mais rotineira”, disse referindo-se ao caráter da fundação.

Nelsinho prometeu a reabertura de oito leitos de UTI para a próxima segunda-feira (4), desafogando vagas ocupadas no centro cirúrgico. O prefeito adiantou que o fazendeiro Antonio Morais dos Santos irá adquirir aparelhos para reequipar outras 12 UTIs, e que o poder público também participará da compra de material permanente.

Com a abertura de novas vagas, o hospital deve ter as despesas elevadas, por isso o prefeito já determinou que seja feito “choque de gestão” para conter o aumento nos gastos. Uma reunião em Brasília com representantes do Ministério da Saúde está sendo pré-agendada para semana que vem, quando os gestores irão tentar buscar recursos federais para o hospital.

Fonte:Midiamax

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-