33.8 C
Dourados
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Campanha Nacional de Vacinação inicia em Amambai

- Publicidade -

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe inicia em Amambai

Amambai (MS) – Pessoas com idade acima dos 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores na área da saúde e membros das comunidades indígenas estão, a partir de hoje, recebendo a vacina contra a gripe, no município de Amambai.

A secretaria municipal de Saúde montou equipes de vacinação contra a gripe nos Postos de Saúde localizados nas vilas Limeira, Mangay, São Luis, Varocopa, Guape, Doriane e no Posto de Saúde Central.

Nestes locais, as equipes de vacinação estarão atendendo de segunda à sexta-feira, no horário das 7 às 17 h. É preciso levar carteira de vacinação.

Dia D

No dia 30 de abril acontece o “Dia D” de vacinação. Neste dia, além dos postos de saúde, a vacina estará sendo oferecida também na escola municipal Maria Bataglin Machado, localizada na vila Jardim Panorama e na praça Cel. Valêncio de Brum, região central da cidade, no horário das 8h ás 12h.

Segundo o coordenador municipal de imunização, Junior Cesar de Souza, as equipes estão organizadas para realizarem a campanha e atenderm a meta estipulada que é de atingir 80% das cerca de onze mil pessoas, incluindo as aldeias indígenas. “Estamos preparados com várias equipes formadas por enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes de saúde”, disse Jr.

Aldeias Indígenas

Nas comunidades indígenas das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari a programação é um pouco diferente e atinge todas as pessoas com idade acima de 6 meses. A meta é atender cerca de 8.636 pessoas.

Na aldeia Amambai a vacina será aplicada nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril e nos dias dois, três, quatro, cinco, seis e nove de maio.

Na aldeia Limão Verde o trabalho será realizado nos dias 27, 29 de abril e nos dias dois, quatro, seis, nove, 11 e 13 de maio.

Na aldeia Jaguari a vacinação estará disponível nos dias 28 de abril e nos dias cinco e 12 de maio.

Nas três aldeias do município a vacinação está a cargo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), pólo de Amambai.

Casos

Desde setembro de 2009, quando o surto de gripe suína perdeu força no Brasil, Mato Grosso do Sul não registra mais casos da doença. Há dois anos, entre os meses de abril e setembro, foram registrados 317 casos da influenza A (H1N1), que foram notificados em 38 municípios do Estado. Destes, 47 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. No Brasil, a doença contaminou 9.249 pessoas em 2009.

Da Redação

Moradora em Amambai, Miguela Escobar Tobias, 74,durante vacinação no Posto de Saude Central. Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-