Por José Luiz Nunes Moreira
Disputa política
A aproximação do ano eleitoral e o interesse de alguns secretários municipais em concorrer ao pleito para vereança têm provocado discursos mais acirrados entre os vereadores que compõem a base de sustentação política do executivo municipal, na Câmara de Vereadores de Amambai. Os edis aliados cobram do alcaide maior prestígio na divulgação das ações administrativas.
Neste sentido, o chefe do executivo tem mantido reuniões periódicas com os edis e procurado acalmar os ânimos para não desmontar o tabuleiro que até agora tem garantido a aprovação de projetos de seu interesse no legislativo municipal.
É preciso que o ajuste seja feito também com os secretários candidatos. É… daqui prá frente cada macaco vai procurar o galho que lhe dê maior segurança e garanta as centenas de votos necessários no próximo ano….
Conquista de espaço político
O trabalho para conquistar popularidade e obter cacife político tem sido perseguido pelas lideranças políticas que fazem parte do grupo político de oposição ao atual governo municipal, onde, a liderança mais expressiva ainda se mantém na figura do ex-prefeito Sérgio Barbosa.
No processo, é perceptível o trabalho que está sendo desenvolvido pelo médico ortopedista Dr. Bandeira para conquistar espaço no próximo pleito.
Neste campo, corre também o ex-vereador e candidato a deputado federal, Gilmar Vicentin – que continua mantendo encontros políticos com o grupo oposicionista, porém defendendo seu nome para concorrer ao cargo de prefeito em 2012.
Outro que está trabalhando para voltar ao executivo municipal é o vereador
Anilson Prego.
Confronto pode se repetir
Apesar do esforço dos pretendentes é provável que a disputa pela prefeitura de Amambai envolva os mesmos personagens de outrora e que a disputa maior seja pleiteada para o cargo de vice-prefeito, em ambas as candidaturas.
Nesta premissa, está incluso o então vice-prefeito José Aparecido Aguiar que tem transitado com desenvoltura no meio de segmentos organizados da comunidade.