24.4 C
Dourados
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Cultura canavieira chega no MS em forma de oficina

- Publicidade -

Mato Grosso do Sul recebe nos dias 30 de junho e 1º de julho, a segunda edição do Estudo Municípios Canavieiros. O evento tem por objetivo disseminar o conhecimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar para crianças do ensino fundamental em todo o Brasil. Neste primeiro momento, a oficina será realizada em Caarapó e Dourados, respectivamente, nas secretarias municipais de educação, com os professores e alunos de 1,6 mil escolas e suas comunidades.

O trabalho é uma iniciativa do Projeto Agora, que busca divulgar a importância da agroenergia renovável através da comunicação integrada, visando melhorar a divulgação das informações do setor, principalmente nas áreas de maior expansão da cultura canavieira. O Projeto conta com a participação de 11 entidades, dentre elas a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) e mais oito empresas do setor.

“É muito importante disseminar conhecimentos sobre a cadeia produtiva da cana e desmistificar algumas informações. Além disso, abordar aspectos de forma criativa, principalmente em sala de aula, torna o tema presente na vida dos alunos, favorecendo e enriquecendo o aprendizado”, avalia o presidente da Biosul, Roberto Hollanda.

O material pedagógico do Estudo é desenvolvido pela Editora Horizonte por meio de sua divisão educacional, e as atividades são implantadas em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais. Em 2011, o material didático foi renovado e atualizado, com a inclusão do tema Biotecnologia.

Kit Educacional – As escolas recebem dois kits educacionais, cada um composto por um Caderno do Professor, oito pôsteres e um CD Multimídia. O processo é realizado em duas etapas: oficinas de formação de professores e, no 2º semestre, após os trabalhos em sala de aula, as oficinas de encerramento, nas quais os professores comentam os resultados obtidos e sugerem mudanças para aperfeiçoar o aprendizado.

O kit educacional está disponível para download gratuito no site www.municipios-canavieiros.com.br a todos os interessados. Os professores que apresentarem trabalhos finais realizados com os alunos, tanto por meio de oficinas de encerramento quanto por meio do site, receberão um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar”, que ajuda a consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.

Projeto Agora – O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC, Itaú, Monsanto e Syngenta, além das entidades Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); Sifaeg (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Sindaçúcar/AL (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e a Unica. Para mais informações, visite os sites www.projetoagora.com.br e www.biosulms.com.br.

Sobre a Biosul – A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, que surgiu em dezembro de 2008, reflete o aumento de importância do Estado no cenário nacional da cana-de-açúcar e seus derivados. Resultado da junção de três sindicatos tem como características a gestão profissional e associativista e sua criação coincidiu com o momento de expansão do setor. Toda a produção de cana moída do MS está ligada a Biosul, que conta com 26 associadas – 20 unidades de operação, três em fase de implantação e três projetos.

Fonte: Sato Comunicação

Cultura canavieira chega no MS em forma de oficina

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-