20.5 C
Dourados
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Vacinação antirrábica acontece dia 26 em Amambai

- Publicidade -

04/11/2011 15h51 – Atualizado em 04/11/2011 15h51

Fernanda Moreira / Da Redação

A campanha 2011 de vacinação contra a raiva animal, para cães e gatos, acontece no dia 26 de novembro, em Amambai. Segundo a coordenadora da vigilância sanitária do município, Geise de Oliveira Gonçalves, o dia ‘D’ nacional da vacinação estava previsto para acontecer no 25 de setembro e foi cancelado devido ao atraso na produção da vacina – que precisou ser encomendada em laboratórios fora do Brasil.

Com isso, continua Geise, o governo federal deixou a cargo de cada Estado e Municípios a definição da data adequada para realizar a vacinação dos animais. “O município de Amambai recebeu as doses da vacina há duas semanas. Vamos promover o ‘Dia D’ da vacinação em 26 de novembro, um sábado, e temos até o ano que vem para cumprir a meta ”, explica Geise.

A Vigilância Sanitária, responsável pela vacinação, tem como meta a imunização de 5.339 cães e 4.301 gatos, apenas na área urbana. Na área rural, a vacinação vai acontecer posteriormente ao dia D, por uma questão de deslocamento. “Claro que, se os donos de animais da área rural puderem vir até a cidade para vacinar ou buscar as doses, será bem mais fácil”, lembra Geise, que explicou também que as doses podem ser retiradas na Vigilância Sanitária, após o dia 26.

A equipe que irá trabalhar na vacinação no dia 26 conta com 56 pessoas, e também a ajuda do 17º RC Mec de Amambai e da Prefeitura de Amambai.

Locais de vacinação

A vacinação contra a raiva será realizada no horário das 8 às 17 horas nas escolas municipais João Rodrigues, Antonio Pinto da Silva, Maria Bataglin Machado, Marlene Vilarinho, Flávio Derzi e Julio Manvailler e nas escolas estaduais Cel. Felipe de Brum, Dr. Fernando Corrêa da Costa e Vespasiano Martins.

É necessário levar a carteira de vacinação do animal. A vacina não é prejudicial, nem causa efeitos colaterais, pode ser aplicada em animais a partir dos três meses de vida e fêmeas prenhes. A vacinação só não é recomendada caso o animal já esteja com alguma doença.

Como evitar

Além da vacinação dos animais domésticos, você pode procurar a secretaria de saúde do município para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, caso seja percebida a presença de morcegos, deve-se notificar o departamento de zoonoses. Em Amambai, desde que foram iniciadas as campanhas de vacinação dos cães e gatos, não houve nenhum caso diagnosticado de raiva animal nem humana.

Mesmo sem ocorrência de casos de raiva, tomar algumas medidas simples pode diminuir o contato com animais, possíveis portadores da doença. Por exemplo, deve-se iluminar as áreas externas das casas, colocar telas nas janelas, portas e buracos. Fechar os porões, cômodos poucos utilizados ou que permitam o alojamento desses animais. Os morcegos utilizam também, como moradia, os forros do telhado, garagens, casas de máquinas de elevadores, caixas de persianas, edifícios abandonados, copas e troncos ocos de árvores.

Vacinação antirrábica acontece dia 26 em Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-