02/07/2013 14h46 – Atualizado em 02/07/2013 14h46
Por Rosildo Barcellos
Se desejarmos encontrar uma palavra que consegue unir a brisa que recebemos no rosto, a sensação de velocidade, liberdade e a tentativa de superação dos próprios limites;só pode ser uma: a motocicleta. A ausência que se transforma em pensamento e a saudade do que não é e do que não está aliado a um olhar para o fim da estrada intangível, são apenas tentativas de se descrever uma viagem de moto através do pantanal, por exemplo. Entrementes,mesmo na cidade, aonde a poesia se transforma em sons apressados e tempos exíguos, a motocicleta tem seu encanto e seu charme.
E nada mais justo do que ter um dia especial para se comemorar estes sentimentos. E julho é um mês prodigioso neste quesito, posto que comemora-se em 27 de julho o Dia Nacional do Motociclista. Ocasião em que os Motociclistas em diversos pontos do país, se organizam em motosseata e se reúnem para pensar e repensar na paz e na harmonia e sobretudo para onde caminha a própria existência. urge ressaltar, que o congraçamento é ponto mor do evento. A data foi criada em 1982 por iniciativa do Deputado Alcides Franciscatto em homenagem póstuma ao Motociclista e mecânico de motos Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974; por sugestão de Rogério Gonçalves, na época, proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba.
E por falar em Honda, o 27 de julho na verdade vem coroar um sonho de um menino. Quem não se lembra que no início do século XX, o sonho de um garoto viesse a se tornar realidade. Na época o menino Soichiro se encantava com os carros que passavam em sua rua, época em que o Japão se abriu para o capital e tecnologia estrangeira. E sempre sonhando com a liberdade e ainda em sua cidade, Hamamatsu, aos 8 anos construiu a sua primeira bicicleta, projeto aprimorado aos 13 anos. O Sonho deste menino se torna realidade quando em setembro de 1948, funda a Honda Motor Co. Ltda, e em 1949 fabrica a primeira motoneta Honda, o modelo “Dream D. de 98 cc. Mas desde as primeiras motos (a vapor) cheias de emocionantes histórias chegamos agora através da Track Diesel Motorcycles a primeira moto movida por um motor turbo diesel, com propulsor de três cilindros.Ela é montada em uma pequena fábrica que fica na costa oeste da Holanda.A Track T-800 pesa 225 kg, tem consumo médio de 30 km/l, o tanque tem 19 litros e pode rodar até 500 km sem abastecimento,custa 19.500 euros, sob encomenda, que dá pouco mais de R$ 50 mil. Foi citado o exemplo da Honda porque ela fez o sonho de muitos meninos pelo Brasil afora se tornar realidade e também porque foi com um motor Honda que Ayrton Sena conquistou seu primeiro título na McLaren em 1988. Assim como nosso ídolo dos domingos, Soichiro Honda já subiu as escadas dos céus, mas essa paixão que o brasileiro tem por velocidade e liberdade persiste e se perpetua em cada criança que nasce. Mais histórias na próxima edição!