17/03/2014 09h56 – Atualizado em 17/03/2014 09h56
Por: Artur Salles Lisboa de Oliveira
Números de 2013
Segundo a E-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico, o segmento movimentou cerca de R$ 28,8 bilhões no ano passado, o que representou, em termos nominais, uma expressiva evolução de 28% em relação ao apurado em 2012.
Esse crescimento significativo traz grandes oportunidades comerciais, valendo citar entre elas, a geração de contatos altamente qualificados ou leads, que consiste no interesse na aquisição de produtos e serviços sinalizado pelo usuário por meio do uso de um formulário de contato na página da empresa, permitindo assim à pessoa o acesso a informações sobre preços, ofertas e benefícios.
Diferenciais
De acordo com a empresa Vemm, cuja especialidade é o Marketing de Performance e Geração de Leads, a utilização desse instrumento permite a abordagem do cliente no momento em que aquele está pesquisando a respeito de um determinado produto ou serviço, o que facilita a concretização das vendas. A companhia acrescenta que, devido ao atendimento de usuários já decididos a adquirirem bens, os percentuais de vendas resultantes são muito superiores aos alcançados pelos meios convencionais.
Além do exposto, em decorrência do oferecimento aos consumidores de informações comparativas que subsidiam as escolhas dos usuários nos aspectos preço, qualidade, dentre outros, a decisão final acaba sendo a mais conveniente ao bolso e às exigências da pessoa.
A adesão ao Marketing de Performance e Geração de Leads, sustenta a Vemm, desencadeia na diminuição de custos com publicidade por parte das empresas, uma vez que as corporações obtêm êxito em chegar diretamente a clientes que estão efetivamente interessados em adquirir produtos.
Vale salientar também que este modelo possibilita um melhor dimensionamento do mercado dos produtos que estão sendo ofertados, o que acarreta na otimização do atendimento dos clientes.
Perspectivas do setor
De acordo com a E-Bit, o rápido crescimento da banda larga móvel teve impacto relevante nos números apresentados em 2013, já que muitas pessoas das classes C e D que antes não tinham acesso à Internet passaram a se conectar por meio de modelos mais simples de smartphones.
Para o ano de 2014, a consultora prevê um crescimento, em termos nominais, de 20% em relação ao ano passado, o que equivale a um faturamento de R$ 34,6 bilhões. Conforme a E-Bit, a Copa do Mundo no Brasil servirá de catalisador de vendas de materiais esportivos e de televisores de tela fina.