10/12/2020 10h23
Fonte: Juliana Rodrigues – Biquara Contents
O crescimento do meio digital e a presença da internet cada vez mais forte na vida das pessoas possibilitou que mais negócios fossem abertos a fim de fornecer novos serviços e melhorar a experiência do cliente. Outra grande vantagem desses negócios online é a possibilidade de começar com baixo investimento.
Com isso, mais pessoas viram a possibilidade de se tornarem empreendedores, terem um negócio com escala e conseguir faturar muito dinheiro mesmo começando com muito pouco.
Pensando em como esses negócios digitais são importantes para que mais pessoas possam transformar suas vidas por meio do empreendedorismo, trouxemos algumas dicas de negócios de baixo investimento para quem quer começar hoje.
Mas antes, vamos ver como escolher o negócio ideal para você, de acordo com as características da sua personalidade, habilidades e competências.
Como escolher o negócio ideal para começar
Primeiramente, você deve entender que para ter sucesso trabalhando na internet, seja em qual ramo for, é necessário dominar o assunto para a criação de conteúdo. A chave para mais vendas ou crescimento da audiência é a criação de um conteúdo de qualidade que vai informar e educar o seu público.
Por isso, o negócio ideal para se começar é aquele em que você domina o assunto. Isso é necessário para que você forneça informações que vão ser úteis para o seu cliente ou audiência, criando um relacionamento que vai trazer mais retorno financeiro ao seu negócio.
Por exemplo, se você gosta de pesca, é preciso entender muito do assunto para passar confiança ao cliente esteja você criando um blog ou canal no YouTube para falar sobre o assunto, vendendo produtos como afiliado (cursos de pesca, ex.: fabricação de iscas) ou criando uma loja virtual para vender artigos de pesca.
Depois de definir isso que nós chamamos de nicho, é preciso entender um pouco sobre os modelos de operação que vão fazer mais sentido para o seu tipo de negócio.
Se você prefere criar mais conteúdo ao invés de apenas fornecer um produto diretamente, criar um blog ou canal no YouTube pode ser interessante. Por outro lado, se preferir, pode trabalhar com a venda de forma mais direta, seja como afiliado ou dono de uma loja virtual.
Por fim, o que vai definir se você deve optar por vender como afiliado ou ter o seu próprio e-commerce é a quantidade de dinheiro disponível para investimento. Mesmo que você comece com pouco, deve entender que alguns negócios precisam de mais investimentos que outros, mas tudo dentro do seu limite baixo de gastos.
Agora vamos conhecer os 3 tipos de negócio de baixo investimento.
1 – Vender produtos físicos e digitais como afiliado
As vendas como afiliado acontecem por meio de plataformas de parceiros que oferecem a possibilidade de uma pessoa se afiliar, divulgar e vender seus produtos, sejam físicos ou digitais. Todas as vezes que uma venda é feita, o afiliado ganha uma comissão que varia de acordo com cada produto ou plataforma.
O investimento nesse modelo de negócio é zero em termos financeiros. Você só vai precisar de um celular ou computador com internet e tempo para divulgação de seus produtos.
Produtos digitais
As plataformas que abrigam produtos digitais e oferecem a opção de afiliação disponibilizam um catálogo de produtos para que você possa escolher aquilo que faz mais sentido. Esses produtos digitais podem ser cursos on-line, e-books (livros digitais), mentorias e até mesmo passes para eventos online (ou presencial).
Estes produtos podem ser de variados nichos, desde culinária, artesanatos, negócios, estilo de vida e muito mais. Com isso, a possibilidade de achar um produto que você se identifique é muito grande. Os principais canais de venda para afiliados são:
Hotmart
Eduzz
Monetizze
Udemy
Ao fazer o cadastro nessas plataformas você vai ter acesso ao mercado de produtos e poderá escolher aquele que melhor se encaixa no seu perfil para começar a vender. Talvez seja necessário pedir solicitação e esperar a aceitação em caso de afiliações restritas, mas existem muitos outros produtos gratuitos também.
Ao se afiliar, você recebe os links de divulgação para começar a trabalhar. Toda vez que uma compra é feita pelo seu link, você ganha o dinheiro da comissão. É possível também se afiliar a mais de um produto para ter variedade de público e fazer mais vendas.
**Produtos físicos **
As plataformas como Magazine Luiza e Amazon permitem que você se afilie para vender os produtos físicos da plataforma. Essas empresas têm uma grande variedade de produtos, que vão desde eletrônicos a eletrodomésticos, livros, itens de higiene pessoal e muito mais.
Cada categoria vai ter uma porcentagem diferente de comissão e você pode escolher aquelas que mais se identifica para divulgar em seu site ou redes sociais.
2 – Criar um blog ou canal no YouTube
Muitas pessoas ganham dinheiro com a criação de conteúdos para blog ou canal no YouTube. A monetização destes canais vem por meio de anúncios, visualizações e também vendas. E para ter sucesso nesse caminho é necessário ter uma audiência engajada.
Para criar um blog
Você vai precisar fazer um investimento baixo em domínio e hospedagem. Esse investimento faz toda diferença para que o seu site tenha uma boa qualidade e passe confiabilidade e profissionalismo a sua audiência.
Depois de criar um site com um design bonito e responsivo, você só precisa criar conteúdo de qualidade e fazer a divulgação do seu domínio para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.
A monetização dos blogs pode ser feita por anúncios (particulares ou Google Adsense), vendas por indicação de produtos e outras parcerias com marcas e empresas. Por isso, quanto mais pessoas estiverem ligadas no seu conteúdo, mais dinheiro você vai ganhar.
Canal no YouTube
O canal do YouTube funciona com o mesmo propósito do blog e tem formas de monetização basicamente iguais, só que o conteúdo deve ser criado em vídeo. Por isso, invista em aprender sobre captação e edição de vídeos para que o seu conteúdo seja de qualidade dentro do audiovisual.
Lembre-se também de que o conteúdo do vídeo em si deve ser de qualidade, de modo que chame atenção, cause interesse e ajude a sua audiência de alguma forma. Assim o seu canal cresce cada vez mais e gera mais dinheiro.
3 – Criar uma loja virtual
Cada vez mais as pessoas se interessam por fazer compras online. Nos últimos anos a experiência do cliente em compras online melhorou muito e isso fez com que cada vez mais se criasse confiança para fazer esse tipo de transação comercial.
Junto com o interesse das pessoas, cresce também as oportunidades para quem deseja empreender no setor de e-commerce. Atualmente é possível criar uma loja virtual com um investimento muito baixo em domínio e hospedagem, tendo acesso a uma plataforma completa para gestão do seu negócio.
O investimento aqui é um pouco maior por conta do estoque de produtos e operação de logística. Ainda assim, é possível trabalhar no modelo dropshipping, em que o seu fornecedor fica responsável pela entrega e você só “repassa” aquilo que foi vendido.
Dê os primeiros passos na criação do seu negócio
Depois de escolher qual será o seu nicho e modelo de negócio dentre os que citamos, pesquise sobre o mercado que deseja atuar, analise quais são as práticas dos players que já têm sucesso no mercado e faça um planejamento para começar de acordo com o valor que você tem disponível para investimento.
Seja qual for o modelo de negócio escolhido, recomendamos que você tenha um site próprio para a sua empresa. Este será um espaço em que você faz as regras, independente das redes sociais que o seu negócio atua. Felizmente, o investimento em domínio e hospedagem é bem baixo para você ter sua plataforma própria.
Gostou dos modelos de negócio apresentados? Quais deles te chama mais atenção? Comente abaixo a sua resposta e compartilhe este post com amigos em suas redes sociais.