02/04/2021 01h46
O que é Sexta-feira Santa ou sexta-feira da Paixão:
Veja programação em Amambai
Fonte: Redação
Amambai (MS) – A Sexta-feira da Paixão** ou Sexta-feira Santa é um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias.
A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa.
De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a Sexta-feira Santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Após a definição da data da sexta-feira santa, outras comemorações são estabelecidas, como o domingo de Páscoa, a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e o Carnaval.
.De acordo com o cristianismo, a Sexta Feira Santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Para os católicos, tradicionalmente, a sexta-feira da Paixão é um dia de rituais e penitências, como o jejum ou a abstinências de prazeres mundanos.
É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do “mundo dos mortos”.
Programação em Amambai
Sexta-feira Santa – Às 15h na Igreja Matriz de Amambai e também nas demais comunidades da paróquia, acontece a celebração, que, como já é tradicional no município, parte para uma via sacra viva encenada pelo grupo de jovens da paróquia, que surpreende e emociona a todos. Antes, a via sacra iniciava na igreja e era encerrada no Monte Cristo, onde era encenada a crucificação de Jesus. Porém, neste ano, em razão da pandemia, ela será feita dentro da própria igreja.
Sábado de Aleluia: No sábado, 3 de abril, será celebrado o Sábado de Aleluia. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. A celebração neste dia acontece às 14h, na igreja Matriz e também nas capelas.
Domingo de Páscoa: Por fim, no dia 4 de abril, é celebrada a ressurreição de Jesus. A celebração em Amambai acontece na Igreja Matriz e também nas capelas das comunidades, a partir das 8h e das 10h.
Todas as cerimônias contarão limitação de pessoas de 50% da capacidade do recinto.
