21/05/2021 15h36
Apicultores amambaienses produziram 30 toneladas de mel neste ano
“Nos ultimos anos, a média anual da prudução de mel no município tem sido de 70 a 80 mil quilos de mel. Neste ano, devido a fatores climáticos a nossa produção foi menor”, disse o presidente da AAA, Oelinton Elzo Mirandola
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Este sábado (22) é um dia muito especial para os apreciadores do mel, o adoçante natural rico em nutrientes e que é extraído do néctar das flores e sua composição química, é o Dia do Apicultor, profissional responsável por fazer com que o este alimento chegue até as nossas mesas.
O apicultor é profissional que cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colmeia, como por exemplo o mel, cera, própolis e a geleia real, sendo assim, uma atividade ecologicamente correta, já que não faz uso de agrotóxicos e apenas se encarrega de amparar suas abelhas e cultivar os produtos proporcionados por elas.
A apicultura visa a criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo.
Amambai
Amambai conta hoje com 38 apicultores associados na Associação de Apicultores de Amambai (AAA) que é a responsável por agregar os apicultores e encaminhar o mel produzido por eles até um entreposto em Campo Grande, onde, o mel é beneficiado, envasado e exportado.
Até certo tempo atrás, esses processos de beneficiamento e envasamento eram feitos aqui mesmo em Amambai, através de uma cooperativa (Cooperbai), porém ela foi desativada. Com isso, os apicultores não conseguem beneficiar o produto em Amambai mesmo tendo os equipamentos na sede da associação, localizada no prédio da antiga coorpeativa, em frente da praça Orlando Viol.
De acordo com o presidente da AAA, Oelinton Elzo Mirandola, são produzidas cerca de 80 toneladas de mel por ano, porém, neste ano a produção foi menor, sendo um pouco mais de 30 toneladas, que são envasadas e comercializadas no município, no estado e até mesmo fora do país. “Ao todo, por ano, os apicultores amambaienses produzem cerca de 70 a 80 mil quilos de mel. Porém, neste ano, devido a fatores climáticos, a nossa produção foi menor”, disse Oelinton.
Cada apicultor associado a AAAA tem em sua propriedade as colmeias que são identificadas por um GPS e um laboratório de extração, ambos supervisionados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que oferece suporte técnico aos apicultores.
A produção
De acordo com o apicultor, a espécie de abelha utilizada para o cultivo do mel é a Africanizada, que desbancou as tradicionais Europeias na produção de mel. Elas são agressivas, por isso demanda todo cuidado durante a extração, que acontece três vezes durante a safra. Apesar de agressivas, Oeliton explica que esse tipo de abelha tem uma saúde muito mais fortalecida, não sendo necessária a aplicação de qualquer remédio, tornando o mel produzido por aqui ainda mais saudável.
“Na nossa região, as abelhas começam a produzir o mel na primavera e terminam no verão, a florada acontece entre outubro e março“, explica.
O presidente da Associação de Apicultores finaliza falando dos benefícios do mel. “O mel é uma maravilha da natureza, faz muito bem a saúde pois é rico em vitaminas e outros compostos, é um produto que deve estar presente na alimentação das pessoas.
Abaixo, mais algumas fotos do trabalho da associação, que encaminha para a capital nos próximos dias, cerca de 22 toneladas de mel.
-
Content section component