23.1 C
Dourados
sábado, 11 de janeiro de 2025

Vereador Tato solicita construção de sala para o Coral Mitã Rory

- Publicidade -

07/06/2021 22h56

Vereador Tato solicita construção de sala de música para o Coral Mitã Rory

O parlamentar quer sala de Música onde os membros do Coral possam ensaiar, promover aulas de instrumentos e canto.

Fonte: Redação

Amambai (MS) – Destacando o histórico e a trajetória do Coral Mitã Rory, nos cenários municipal, estadual e nacional, o vereador de Amambai, Tato Souza (PT), está solicitando da prefeitura a construção de uma Sala de Música, onde os membros do Coral, formado por alunos da escola municipal Mitã Rory da aldeia Amambai, possam realizar ensaios, aulas de instrumento e canto.

Segundo o vereador, o Coral está formado há mais de 20 anos, gravou três CDs, a escola conta com vários instrumentos musicais e têm, nesses anos, encantado o público com apresentações musicais na língua guarani. “A destinação de um local apropriado para o desenvolvimento da atividade músical é necessária”, reforça Tato.

“As apresentações do Coral são frequentes em cidades, igrejas e principalmente na própria aldeia. Pela história e trajetória do Coral Mitã Rory, solicitamos a construção do espaço (…) que eles tenham sua própria sala de Música e, futuramente, o Coral Mitã Rory tenha sua própria orquestra”, ressalta o representante da comunidade indígena no legislativo, vereador Tato Souza (PT).

A reivindicaçao foi encaminhada ao poder executivo, por intermédio da indicação número 106/2021, apresentada na sessão desta segunda-feira, dia 7 de junho de 2021. O documento é subscrito pelos demais membros da Casa de Leis.

História do Coral:

O Coral Mitã Rory hoje é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Amambai/MS, foi formado em 1999, idealizado pela diretora da escola, Sebastiana de Souza, na época Professora regente e, há 20 anos vem encantando o público com as músicas cantadas na Língua Portuguesa e especialmente na Língua Materna Guarani.

Gravou seu terceiro CD e primeiro DVD em Curitiba/PR em 2017, na Primeira Igreja Batista de Curitiba; financiada pelo Pão Diário com parceria da Prefeitura Municipal de Amambai, onde a prefeitura disponibilizou o ônibus e o Pão Diário ficou com toda a logística. As apresentações do Coral são frequentes em cidades, igrejas e principalmente na própria aldeia.
A música é a expressão e a vida do povo Kaiowá.

Em 2019 a Justiça do Trabalho de Dourados entregou uma série de instrumentos musicais e acessórios para a Escola Municipal Mitã Rory. Entre os instrumentos recebidos estão violões, violinos, saxofone, clarineta, teclado, gaita, reco-reco, bateria, pandeiro, agogô, guitarra, contra baixo, além de microfones, cabos, cases e encordoamentos.

Os instrumentos que totalizam o valor de R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais) serão encaminhados para o Projeto Musicalizando na Escola para que futuramente o Coral Mitã Rory tenha sua própria orquestra.

No ato da entrega estiveram presentes, o Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jeferson Pereira, o Reverendo Ildemar Berbert da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) central de Dourados, o reverendo Benjamin Bernardes Diretor que é Executivo da Missão Kaiowá e a Secretária de Educação de Amambai, Zita Centenaro.

Fotos: Missão Evangélica Caiuá

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-