22.1 C
Dourados
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

ONG Protetora dos Animais em Amambai alerta para vacinação contra Cinomose

- Publicidade -

15/07/2021 14h04

Somente nos últimos 10 dias a ONG Adote um Campeão de 4 Patas resgatou 6 animais com a doença; três deles acabaram não resistindo.

Fonte: Patrícia Dapper – Da Redação

Amambai (MS)- A ONG Adote um Campeão de 4 Patas, responsável pelo o resgate e salvamento de mais de 500 animais desde a sua fundação, oficialmente, em 2016, faz um alerta a todos os tutores amambaienses: vacinem seus cachorrinhos de estimação contra a Cinomose, doença que causa muita dor e sofrimento ao pet e ainda pode levá-lo à morte.

De acordo com a ONG, nos últimos 10 dias foram resgatados 6 animais com a doença na cidade. 3 deles, foram encontrados com a doença já em nível avançado, não possuindo nem mais plaquetas no sangue e, por isso, acabaram não resistindo. Uma cachorrinha que estava internada até esta quinta-feira, dia 15, não resistiu e veio à óbito.

A Cinomose é uma doença grave e é causada por um vírus transmitido pelo ar ou por meio de secreções de outro animal infectado. Esse vírus é mais propício a se propagar no inverno. A doença é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla.

Trata-se ainda de uma doença muito prejudicial aos cães por atacar diversos sistemas do organismo do bichinho, como o respiratório, gastrointestinal e neurológico.

A única forma de prevenir é por meio da vacina. “Para evitar a cinomose, você deve vacinar seu cão, procure o veterinário de sua confiança e verifique a carteira de vacinação. Proteja seu melhor amigo”, apela a ONG em publicação nas redes sociais.

A Vacina

De acordo com a veterinária Patrícia Kely, que atende em Amambai e auxilia a ONG, a Cinomose atinge cães de todas as idades, em especial, aqueles que não foram vacinados com todas as doses quando filhotes. Além disso, apresenta inúmeros sintomas, principalmente, neurológicos, como convulsões, contração involuntária dos músculos, andar cambaleante, paralisia parcial ou total dos membros e pode levar ainda há infecções secundárias, como conjutivite, secreção ocular, diarréia, vômito, etc.

O tratamento do animal é apenas de suporte, segundo a veterinária, já que a única coisa que previne é a vacina, por isso a importância dessa imunização, que é feita em três doses.

A vacina contra Cinomose em Amambai custa, segundo a ONG Adote um Campeão de 4 patas, entre R$ 40 e R$ 50. Então, não deixe de vacinar seu cãozinho.

Chase é um dos animais resgatados e socorridos pela ONG. Em 2019 ele teve Cinomose, porém foi tratado e curado da doença com a ajuda da Adote um Campeão de 4 Patas e seus voluntários / Foto: Reprodução - Facebook.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-