17/07/2021 12h40
COB informa que atleta está fora da delegação dos Jogos de Tóquio
*Fonte: Agência Brasil
Fernando Reis, do levantamento de pesos, testou positivo em exame antidoping realizado no último domingo (11), fora do período de competições, e está suspenso, de forma imediata, das competições, informou a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBPL) na sexta-feira (16). A previsão era de que o atleta viajasse na próxima semana para o Japão, onde participaria da Olimpíada.
“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem [ABCD] comunicou, em despacho, na sexta-feira(16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata […]. Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas”, diz a nota da CBLP.
Segundo a CBPL, o atleta pode solicitar a abertura da contraprova. Além disso, a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Porém, ainda não há data definida para o julgamento da questão.
Também na sexta(16), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirmou, através de nota, que “foi informado pela Agência Brasileira de Controle de Dopagem [ABCD] da suspensão provisória do atleta de levantamento de pesos Fernando Reis”.
Com isso, o COB informou que “o atleta está excluído da delegação que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio”.