Moção legislava aos militares foi proposta pela vereadora Lígia Borges e contou com o apoio dos demais doze vereadores que compõe a atual legislatura no município.
Fonte: Vilson Nascimento – A Gazetanews
Por indicação da vereadora Lígia Borges (PSDB), três policiais militares foram homenageados pela Câmara Municipal pelo profissionalismo que ajudou a salvar a vida de um pai de família de 23 anos, fato ocorrido em janeiro deste ano, em Amambai.
A entrega da Moção Legislativa, que contou com o apoio dos treze vereadores que compõe a atual legislatura no município, aos policiais, 1º sargento Eleno Corrêa da Silva e aos cabos Leandro Souza Moreira dos Santos e Jurandir André Xavier, ocorreu durante a sessão da Câmara Municipal de Amambai dessa segunda-feira, dia 15 de agosto.
O caso
No início da noite do dia 3 de janeiro deste ano, agindo com diálogo, muita paciência e o profissionalismo dado aos membros da corporação durante cursos de formação e de preparação para graduação, além de muita coragem, os policiais acima citados, todos lotados na 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), conseguiram evitar o suicídio de um pai de família de 23 anos.
Segundo a ocorrência policial, depressivo após desentendimento com a esposa, o pintor e pai de dois filhos, teria subido a uma altura de aproximadamente 50 metros de uma torre de telefonia de aproximadamente 60 metros e ameaçava se jogar.
Ao chegar no local após ser acionada por populares, a guarnição da Polícia Militar, composta pelo 1º sargento Eleno Corrêa da Silva, pelo cabo Leandro Souza Moreira dos Santos e pelo então soldado, agora já cabo, Jurandir André Xavier, percebeu que pela altura que a pessoa estava se tornava difícil manter um diálogo no intuído de convencer o cidadão a desistir de tirar a própria vida.
Nesse momento, imbuídos em salvar a vida do pai de família, os policiais passaram a escalar a torre, passando de plataforma para plataforma, até chegar a uma altura que pudessem manter comunicação com a vítima.
De acordo com a ocorrência policial na época, em primeiro momento o homem apenas chorava e não respondia aos apelos da guarnição, mas após insistentes diálogos por parte dos policiais ele começou a ceder, aos poucos foi desistindo da ideia de se jogar da torre e, sob orientação dos PMs, passou a descer da estrutura metálica.
O ato de entrega da homenagem do Poder Legislativo amambaiense aos policiais militares também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Valter Brito da Silva e da 2º tenente PM Nélida Calonga, lotada na 3ª CIPM.