Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.
Grandes Bailarinos
Por ser um arte presente em todas as culturas, homens e mulheres de várias nacionalidades elevaram à dança a um nível de excelência. Alguns exemplos de grandes bailarinos:
Marie Taglioni (1804-1884)
Isadora Duncan (1877-1927)
Vaslav Nijinsky (1889-1950)
Fred Astaire (1899-1989)
Josephine Baker (1906-1975)
Mercedes Baptista (1921-2014)
Márcia Haydée (1937)
Ana Botafogo (1957)
Michael Jackson (1958-2009)
Julio Bocca (1967)
Joaquín Cortés (1969)
Frases para o Dia Mundial da Dança
“Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança/ Mas a paixão que vai na alma de quem dança”. Augusto Branco
“Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar… Tu amas, sofres e sentes. Dança!” Isadora Duncan
“Eu não penso. Pensar é o maior erro que um bailarino pode cometer. Eu apenas sinto” Michael Jackson
Atividades para o Dia Mundial da Dança
Escolas de dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a dança como pauta principal dos debates artísticos.
Várias companhias de dança abrem as portas para que o público possa presenciar os ensaios e as dura rotinas de treino de um grupo profissional.
Fonte: Calendarr
Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de dança são comuns como forma de comemoração desta data.