O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (SEIND), realizou nesta quinta-feira,15, a inauguração da Unidade Básica de Saúde Indígena Ogusu Tesãi Renda. O evento aconteceu nas instalações atuais do Posto de Saúde, localizado na região do Sertãozinho da Aldeia Amambai.
Até então, as atividades da unidade estavam centralizadas na Escola Sertãozinho, porém, devido à necessidade de um espaço exclusivamente dedicado à saúde, o local passou a ser inteiramente destinado para essa finalidade.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, incluindo o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, secretários municipais de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, de Saúde, Dirlene Zanetti, o presidente do CONDISI, Elso Batista, o Coordenador do DSEI MS, Arildo Alves Alcântara, o coordenador do Polo da Sesai em Amambai, Rubens Aquino, o chefe da CTL da Funai em Amambai, Jovelson Gonçalves, e o vereador Tato Souza,profissionais da área da saúde e comunidade em geral.
O Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, ressaltou o carinho e dedicação dos profissionais da saúde que atuam na área indígena de Amambai. “Esta unidade de saúde traz conforto para a população e também para os profissionais da saúde. Parabenizo a comunidade indígena por mais esta conquista e reafirmo nosso compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para que a gente melhore a cada dia, a qualidade de vida nas aldeias.”
O vereador Tato expressou sua satisfação com a inauguração, enfatizando a importância de um local digno para o atendimento médico e odontológico dos indígenas. Ele agradeceu ao Dr. Bandeira pelo excelente atendimento prestado à população indígena.
De acordo com coordenador do DSEI MS, Arildo Alves Alcântara, a inauguração da Unidade Básica de Saúde Indígena Ogusu Tesãi Renda representa um avanço significativo no atendimento à saúde dos povos indígenas na região do Sertãozinho. A nova estrutura proporcionará maior conforto tanto para a população atendida quanto para os profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental nesse processo.
O DSEI de Mato Grosso do Sul é responsável pela atenção básica à saúde e saneamento dos povos indígenas e organiza a rede dentro das aldeias de forma integrada com o SUS (Sistema Único de Saúde)
Fonte: Raquel Fernandes/ SECOM