24.3 C
Dourados
domingo, 24 de novembro de 2024

Polícia Militar divulga os números alcançados durante a campanha Agosto Lilás

- Publicidade -

Nesta quinta-feira (31), ultimo dia do mês de agosto a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, encerrou suas ações da Campanha Agosto Lilás e divulga aqui os números alcançados.

Polícia Militar divulga os números alcançados durante a campanha Agosto Lilás

Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

A 3ª CIPM, por meio do Programa Mulher Segura (PROMUSE), que é voltado para a proteção e acomanhamento das mulheres vítimas favorecidas por medidas protetivas, e por meio do Projeto Reinventando Masculinidades, voltado para a orientação de homens autuados em violência doméstica, realizou diversas palestras e capacitações para homens e mulheres com o objetivo de de prevenir a violência contra a mulher, diminuir a reincidência e evitar feminicídios.

Em Amambai foram realizadas, em parceria com outros órgãos e instituições, 9 palestras ao longo do mês que atingiram um público total de 473 pessoas, entre homens e mulheres.

A 3ª CIPM também levou conscientização sobre a Lei Maria da Penha para outros municípios do estado por meio dos policiais que atuam na equipe técnica do PROMUSE e foram empenhados na Operação Shamar, que está ocorrendo em todo país sob Coordenação Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e, no estado, sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, o que permitiu ações de palestras, capacitações e operações nas cidades de Água Clara, Dourados, Naviraí e Iguatemi, que atingiram um público estimado de 476 pessoas, entre homens, mulheres e jovens em idade escolar.

Além desses números, as ações de atendimento emergencial de chamadas 190 de violência doméstica e o serviço de fiscalizações de cumprimento de medidas protetivas, atividades realizadas dioturnamente pelas equipes de Rádio Patrulha, não pararam e se intensificaram durante esse período, no perímetro urbano de Amambai e nas aldeias indígenas.

No total, a 3ª CIPM levou informação e conscientização para 949 pessoas em Amambai e em outros municípios. Foram atendidos mais de 30 chamadas 190 de violência doméstica que resultaram em mais de 20 prisões em flagrante (total de chamadas de toda área, que compoem Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru). Além disso foram feitas 62 fiscalizações de cumprimento de medidas protetivas urgência,, ação que tem o objetivo de proteger a mulher, que resultou em 6 registros de ocorrências por descumprimento, com 2 prisões em flgrante de homens que insistiam em não cumprir a ordem de restrição.

Fonte: ASSECOM 3ª CIPM

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-