A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul por meio da Delegacia de Polícia Civil de Amambai deu nesta semana um grande passo em direção à modernização e eficiência nos trabalhos investigativos.
Por meio de projeto desenhado em parceria do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado e com fundos provenientes do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Município, a unidade implantou nesta segunda-feira o Inquérito Policial 100% Eletrônico. Para isso, foram adquiridos sete kits de leitores biométricos e coletores de assinatura digital. Um investimento de mais de vinte mil reais que permitirá a integração direta dos procedimentos realizados no Sistema SIGO com o sistema processual do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul proporcionando uma comunicação mais ágil e a conclusão mais rápida dos trabalhos de investigação.
A partir de hoje, todos os procedimentos policiais realizados na unidade serão digitalizados marcando assim, paulatinamente, o fim dos inquéritos em papel. Tal providência visa tornar mais eficientes as investigações eliminando a necessidade de impressão de documentos, economizando recursos materiais e alinhando o procedimento interno à cultura de gestão sustentável adotada pela Polícia Civil do Estado.
Essa iniciativa faz parte de um amplo projeto do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com o Poder Judiciário Estadual que visa converter todos os procedimentos administrativos e judiciais hoje físicos em digitais, ensejando não apenas economia para os cofres públicos, mas contribuindo para a sustentabilidade e excelência na prestação do serviço público.
A Polícia Civil de Amambai agradece a parceria das entidades envolvidas em mais este projeto salientando o pioneirismo da realização sendo Amambai uma das primeiras cidades do estado a contar com o trâmite integralmente digital de seus procedimentos e reiterando seu compromisso com a aplicação do que há de mais atual em termos de tecnologia e serviços visando o bom atendimento dos anseios públicos e efetividade na resposta às necessidades da sociedade Amambaiense.
Fonte: Assessoria Polícia Civil