O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), por meio de sua Diretoria de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional (DEPQI), deu início às gravações de vídeo aulas que integram o projeto ‘HRMS De Portas Abertas Para o Ensino’.
O objetivo do projeto é apresentar protocolos que auxiliem na melhoria do atendimento às mães e recém-nascidos, em todo o Mato Grosso do Sul, através da capacitação de profissionais de saúde tanto de unidades hospitalares quanto de unidades básicas de saúde, com foco no aleitamento materno e saúde da criança.
A capacitação será feita pelo médico pediatra do HRMS, Haroldo Luiz Lins e Silva, através do portal da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul. As aulas terão foco nos temas de promoção, apoio e proteção da amamentação, livre demanda, orientação sobre alojamento conjunto e boas práticas no parto, questões relacionadas à a saúde da mulher e apoio permanente às mães lactantes.
“O projeto nasceu da necessidade se cumprir tanto a Política Nacional de Promoção da Saúde, como também reforçar os três primeiros eixos estratégicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, nas quais há o estímulo às boas práticas em saúde, que entra em integração com as políticas dos Hospitais Amigos da Criança, focando tanto na saúde da mãe no final da gestação, como nos primeiros meses de vida da criança, na melhoria da amamentação como forma de reduzir a morbimortalidade infantil, visto que o aleitamento é maior estratégia isolada de maior impacto na mortalidade infantil”, afirma a diretora da DEPQI, Roberta Alves Higa.
O projeto compõe o programa Contrato de Gestão, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica (Segov) com objetivo de melhorar os serviços públicos e oferecer entregas de mais qualidade ao cidadão.
“O ‘HRMS De Portas Abertas para o Ensino’ é um dos pilares do nosso contrato de gestão que estamos empenhados em cumprir com foco na melhoria da prestação de serviços ao cidadão. A capacitação promovida por este projeto é direcionada a toda a equipe multidisciplinar em serviços de saúde que acompanham a gestação, parto e pós-parto na rede de atendimento à mulher e à criança de várias cidades do estado de Mato Grosso do Sul”, disse a Marielle Alves Corrêa Esgalha, diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde, responsável pela administração do HRMS.
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, Escola de Governo de Mato Grosso do Sul e o apoio técnico da Rede Educativa.
Fonte: Joilson Francelino, Comunicação Funsau/HRMS