22.5 C
Dourados
terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Nômade digital: algumas profissões para esse estilo de vida

- Publicidade -

O mercado de trabalho sofreu uma verdadeira transformação a partir do emprego da tecnologia. Com tal mutação, as pessoas compreenderam que era possível trabalhar, viver da melhor forma possível e, ainda, conhecer diversas localidades. 

Como tudo isso é possível, você pode estar se perguntando? A resposta é simples, sendo um nômade digital. Adotar esse estilo de vida nada mais é do que trabalhar de forma remota estando em qualquer lugar, mas tendo internet, notebook e/ou celular e assim desenvolvendo suas atividades sem a necessidade de bater ponto.

Contudo, a pessoa que tem interesse nessa modalidade que está em crescimento precisa ter em mente que não é todo profissional que atua de forma remota que pode ser classificado desta forma. 

Isso porque, a palavra nômade traz como significado aquele que fica mudando de lugar de maneira constante ou que não se fixa em um lugar durante longo tempo. 

Pesquisar sobre aluguel de pousadas. pode ser uma excelente escolha para garantir um ambiente acolhedor e funcional durante suas viagens, proporcionando uma base estável enquanto você trabalha remotamente e explora novos destinos. 

Conheça 10 profissões que podem te transformar em um nômade digital

Agora, que já pontuamos o que é o nômade digital e a diferença entre trabalhar de forma remota e adotar esse estilo de vida, vamos listar as 10 profissões para aqueles que desejam trabalhar em qualquer lugar do mundo.

1. Tradutor

Aqueles que possuem o domínio de diferentes idiomas podem apostar neste estilo de vida, afinal para desenvolver a profissão será necessário ter apenas um notebook.

Com isso, é possível apostar em acomodações perto da praia, nas montanhas ou onde achar ser mais conveniente. Assim, você poderá desenvolver sua profissão e, ainda, se desenvolver culturalmente.

As oportunidades são variadas, pois um tradutor pode atuar prestando serviço tanto para empresas como para agências.

2. Marketing digital

Quem deseja ser um nômade digital pode pensar sim em atuar com marketing digital. Isso acontece, porque não há empecilhos para o desenvolvimento das atividades a distância, incluindo a participação em reuniões.

Sendo assim, escolha uma das diferentes áreas que integram o marketing e aposta nesse estilo de vida. Algumas das áreas no marketing que te permitir esse estilo de vida são:

  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Mídia
  • Conteúdo

3. Programador

Outro profissional que consegue atuar de qualquer lugar do mundo é o programador, afinal cabe a ele criar, desenvolver e, ainda, dar toda a manutenção em softwares e a vantagem é que mesmo a distância ele consegue:

  • Elaborar interfaces
  • Inserir códigos em programas
  • Montar e/ou estruturar os bancos de dados
  • Aplicar novas tecnologias

Independentemente da classificação da situação, o engenheiro de software, desenvolvedor ou cientista da computação (porque o programador pode ser assim chamado), precisará desenvolver soluções para os computadores.

A vantagem de atuar com computação está justamente no fato de que as empresas atualmente têm muita digital para encontrar profissionais capacitados, assim a chance de conseguir uma colocação no mercado aliada a um bom salário é bem grande!

4. Fotógrafos

Com a disseminação da internet e da necessidade de imagens para as mais variadas áreas, um profissional que também pode atuar como nômade digital é o fotógrafo.

Isso acontece porque eles podem comercializar a produção com os bancos de imagem que estão disponíveis na internet, podem atuar ainda fazendo a cobertura fotográfica de eventos que acontecem ao redor do globo e, ainda, tirar fotos dos famosos e vender para revistas de celebridades. 

Além disso, esses profissionais ainda podem fazer fotos de produtos, ensaios fotográficos, entre outros.

5. Designers

Ainda na área da comunicação, os designers também podem atuar de forma remota. Com isso, eles podem trabalhar de onde quiserem fazendo a interface de páginas de sites, de outros aplicativos e de games também, mas tudo isso precisa

Sem contar que devido a formação, eles ainda podem atuar no desenvolvimento das mais variadas peças para a publicidade de um produto e/ou serviço e nada impede ainda que executem a diagramação de ebooks e livros. Caberá a esse profissional ter todos os equipamentos e softwares para que consiga desenvolver o trabalho.

6. Psicólogos

É comum as pessoas acreditarem que na área da saúde é impossível ser um nômade digital, mas quando falamos de psicólogos, essa afirmação cai por terra. Afinal, o profissional consegue facilmente atender seus pacientes de qualquer lugar, bastando apenas fazer as videoconferências.

7. Contador

Apesar de ser uma das profissões mais antigas, a pessoa que atua como contador também pode ter esse estilo de vida moderno. Hoje em dia, não é mais necessário para atuar com contabilidade ficar preso entre quatro paredes.

Assim, esse profissional pode atender pela internet diversos clientes durante o dia, sem falar nas empresas que também precisam desses profissionais, pois nem sempre a equipe dá conta. A dica é só avaliar sua capacidade para não se sobrecarregar!

8. Dono de loja virtual

Quem quer ser um nômade digital pode também ter o seu próprio negócio. Como assim? O dono de loja virtual pode ter o seu negócio e viajar de norte a sul do Brasil.

Mas, você pode estar se perguntando: como vou mandar os produtos? A resposta é simples! Você pode ter um assistente na sede para despachar ou contar com os sites disponíveis que fazem o envio dos produtos.

9. Professores

Com a tecnologia, aqueles que já não se adaptam mais às salas de aula também têm a chance de trabalhar de onde quiserem. Como? Dando aulas particulares online, gravando conteúdos para cursos que são vendidos pela internet, é possível ainda ser tutor ou criar cursos. Assim, você conhece o mundo e continua trabalhando.

10. Assistente pessoal

Já passou do tempo em que um assistente pessoal era alguém que cansava de correr atrás de um executivo bem-sucedido. Agora, com a modernidade, o assistente pessoal pode

  •  Agendar reuniões
  •  Marcar compromissos
  •  Fazer encomendas

A vantagem nisso tudo é que ele não precisará estar presente, pode fazer tudo pelo telefone, aplicativo de mensagens ou e-mail.

 Conclusão

Acima, listamos 10 profissões para quem desejar ser um nômade digital. Agora, basta escolher aquela com que você mais se identifica e começar a trabalhar no lugar que preferir, mas antes de fazer as malas lembre-se:

  • Tenha uma vida financeira organizada
  • Busque a qualificação necessária
  • Faça networking
  • Busque os lugares que sonhar.
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Janeiro – Dia da Gula

- Publicidade-