26.2 C
Dourados
sábado, 14 de setembro de 2024

Katazuke: conheça o conceito japonês e como incorporá-lo em sua vida

O conceito estimula a organização e a limpeza como um hábito diário

- Publicidade -

Você já ouviu falar na palavra katazuke? No Brasil, ela pode ser pouco conhecida, mas no Japão representa um conceito importante para o bem-estar e a rotina de milhares de pessoas. Ele está muito alinhado à cultura criada no país, na qual a organização e a limpeza são aspectos importantes do dia a dia. 

E por falar em cultura, a cultura japonesa vem sendo cada vez mais inserida no cotidiano do ocidente. Por meio dos filmes, séries, livros, comidas típicas ou até mesmo brinquedos clássicos, como o lego, fica mais fácil conhecer um pouquinho mais desse país. Por que não expandir isso e levar o katazuke também para o dia a dia brasileiro? Abaixo, você conhece mais sobre o conceito e como incorporá-lo na sua vida!

Afinal, o que é katazuke?

O katazuke é ensinado para os japoneses desde a infância, e nada mais é do que saber que cada coisa tem o seu lugar. Por isso, se algo está bagunçado, é preciso arrumar, e se um espaço está sujo, é preciso limpar. O conceito é bem simples na teoria. 

Na prática, ele também acontece de forma fluida no país. Isso porque todas as pessoas o aplicam e os hábitos se tornam diários. Não é como se fosse preciso fazer uma faxina todos os dias, o foco é a manutenção que facilita a organização e a rotina.

Como aplicar o conceito no dia a dia?

Depois de conhecer o conceito, é comum que as pessoas queiram adotar os hábitos de arrumação, limpeza e manutenção dos ambientes em suas vidas. Entretanto, nem sempre a prática é tão simples quanto a teoria. 

Em uma rotina corrida, muitas pessoas acreditam que não possuem tempo para dedicar ao katazuke. Contudo, é importante ter em mente que não é preciso gastar horas arrumando ou limpando a casa. O conceito é muito mais sobre constância e fazer um pouco a cada dia. Confira algumas dicas para começar:

Estabeleça uma rotina

As pessoas são feitas de rotina! No dia a dia, temos um horário certo para trabalhar, estudar, sair de casa, buscar os filhos na escola… São “obrigações” que não podem ser deixadas de lado, a menos que algo muito diferente aconteça. 

O primeiro passo para que qualquer novo hábito funcione na sua vida é exatamente esse: estabelecer uma rotina. É preciso encarar a limpeza e a arrumação da casa como mais uma obrigação do dia, que não pode ser deixada para depois. 

Tire alguns minutos todos os dias

Quando você pensa na limpeza da casa, pensa em quê? É comum que nossa mente remeta logo a longas faxinas que são cansativas e demoram horas para serem concluídas. Mas é importante se lembrar de que isso só acontece porque dedicamos apenas um dia à limpeza. 

Tirando alguns minutos todos os dias, é possível fazer a manutenção dos espaços de forma mais leve. Por isso, a dica é dedicar 30 minutos diários para organizar o que está mais bagunçado, passar um pano ou varrer parte da casa. 

Não deixe tudo para depois 

Mesmo com o katazuke estabelecido na rotina e com minutos dedicados à limpeza e organização todos os dias, é preciso se policiar para não deixar tudo para depois. Existem aquelas atividades que devem ser feitas de forma “automática”, sem espaço para procrastinação. 

Arrumar a cama logo que acordar, lavar a louça após o almoço e guardar um item após o uso estão entre os exemplos. Dessa forma, você evita que as tarefas se acumulem e garante que o tempo diário para a limpeza e organização serão suficientes.

Incentive as demais pessoas a praticarem o katazuke 

Se você mora com outras pessoas, é importante incentivá-las a praticar o katazuke. Apresentando o conceito e alinhando a rotina da família, é possível ter um ambiente ainda mais limpo e organizado sem que nenhum dos moradores se sinta cansado ou sobrecarregado!

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

14 de Setembro – Dia da Cruz

4 benefícios da creatina

- Publicidade-