18.5 C
Dourados
sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Como evitar que o seu pet estrague os móveis e objetos da casa

Transforme a convivência com seu pet em um equilíbrio perfeito entre conforto e proteção dos seus objetos favoritos

- Publicidade -

Ter um pet em casa e manter tudo em ordem pode ser um grande desafio, mas, com algumas estratégias e treinamento, você consegue deixar seu amigo de quatro patas entretido e bem longe dos seus móveis e objetos preferidos. Para isso, você deve trabalhar técnicas de reforço positivo desde que eles são pequenos ou chegam na sua casa, sempre com muito amor e carinho.

Os cães podem se interessar em morder tudo o que esteja por perto, enquanto para os gatos o prazer está em arranhar. Assim, é preciso apostar em brinquedos e itens próprios para a distração do seu pet, como arranhadores para gatos e bolinhas ou cordas para os cachorros morderem.

Descubra agora como criar um lar divertido e seguro para o seu companheiro canino ou felino com dicas eficazes para evitar que os itens da sua casa sofram danos.

Ofereça brinquedos

Uma das principais causas da destruição dos móveis e objetos é a falta de entretenimento disponível para o pet quando está sozinho. O ideal é que ele tenha brinquedos à disposição para se divertir e que você o incentive a brincar com o que é dele.

Quando estiver em casa, pegue os brinquedos e tire um momento para brincarem juntos, assim o pet entende que aquele é o item voltado para a distração. Parabenize quando ele pegar o item e o trouxer até você, assim esse comportamento é incentivado.

Crie um espaço para os gatos

Os gatos gostam de ter uma área própria para eles, principalmente se puderem subir, pular e arranhar. O ideal é montar um espaço próprio para que os bichanos se divirtam sem derrubar suas coisas.

Você pode fazer isso com a ajuda de prateleiras, mas conte também com túneis, arranhadores, bolinhas e outros itens que ajudem a desviar a atenção dos móveis e das prateleiras. 

Proteja os móveis

Procure colocar capas protetoras e revestimentos para proteger os móveis. A ideia é que sejam facilmente laváveis e não atraiam a atenção do pet para mastigar e arranhar.

Essa dica também é indicada para os pets que dormem no sofá ou na cama e garante que os móveis durem mais tempo.

Trabalhe o reforço positivo

O reforço positivo é uma técnica de treinamento pet para ajudar seu amigo de quatro patas a entender o que ele pode e o que não pode fazer. Para isso, você pode usar um petisco como prêmio.

Por exemplo, sempre que o gato preferir o arranhador para afiar as unhas, recompense-o com um sachê especial ou outro petisco. O cão não mordeu os móveis ou seus sapatos e ficou focado nos brinquedos dele, dê a recompensa. Agora, se ele fizer algo errado, não ganha o petisco.

Cuide da higiene e da manutenção

A higiene e a manutenção estão relacionadas não apenas com os móveis, mas também com os pets. Corte as unhas regularmente para diminuir as chances de arranhões acidentais e o interesse dele em aparar a unha com a ajuda do móvel.

Quanto aos objetos, passe pano, lave as capas protetoras e elimine todo o odor que possa ser chamativo para o animal e resulte nas mordidas ou nos arranhões.

Utilize repelentes e soluções spray

Existem repelentes e sprays pensados para educar cães e gatos. São odores que chamam a atenção ou os afastam e ajudam a entender o que pode e o que não pode. Se você quer que o gato se divirta mais com o arranhador e outros brinquedos, borrife um pouco da substância de reforço positivo neles.

Nos móveis e objetos, você trabalha com o repelente, uma substância que irá repelir o cão ou gato e fazer com que ele passe longe e entenda que aquele item não foi feito para ele brincar. Normalmente essas soluções spray são naturais e educam o animal com facilidade, principalmente se você aliar essa ideia com a da recompensa.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-