18.5 C
Dourados
sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Métodos eficazes para melhorar o comportamento do cão nos passeios

Dicas práticas para tornar os passeios mais tranquilos e agradáveis para você e seu cão

- Publicidade -

Quem tem um cão em casa sabe que vai precisar incluir passeios em sua rotina, afinal, isso ajuda o pet a se distrair e gastar energia. É um momento de prazer tanto para o tutor quanto para o animal e, se possível, deve ser incluído em sua rotina de uma a duas vezes por dia.

Os principais desafios encontrados nesses passeios são puxões na guia, distrações excessivas e até mesmo comportamentos agressivos. Felizmente, existem métodos eficazes que podem melhorar significativamente o comportamento do cão durante os passeios. 

Com paciência, consistência e técnicas corretas, que podem incluir até o reforço positivo com brinquedos para cachorro, é possível transformar esses momentos em uma experiência mais tranquila e agradável para ambos. Confira as dicas!

Aposte na coleira certa

Você precisa encontrar a coleira ideal para o passeio com o cão, para que fique fácil guiá-lo e não exista o risco dele se soltar e fugir. Alguns cães se adaptam melhor com o peitoral, enquanto outros com a coleira tradicional.

Teste isso em casa mesmo, vendo como o animal reage, depois, quando encontrar o modelo ideal, comece com os passeios. A guia curta, com 1 a 1,5 metros, oferece mais controle ao tutor do que as retráteis.

Foque no reforço positivo

A melhor forma de ensinar seu cão a se comportar durante os passeios é com o reforço positivo. Leve petiscos e, quando ele tiver um comportamento certo, recompense-o.

O carinho também pode ser uma recompensa, há casos em que o cão puxa a guia com o intuito de dominar o passeio e estar na liderança. Se você não incentivar esse comportamento, aos poucos o animal entende que deve caminhar com mais calma e seguindo o seu ritmo.

Ensine comandos de obediência

Comandos básicos de obediência ajudam nos primeiros passeios, principalmente “fica”, “senta” e “junto”. Assim, se o seu companheiro de quatro patas ficar muito apressado, começar a puxar muito a guia, é só você usar um dos comandos.

Essa ideia é muito semelhante a do reforço positivo, condicionando o cão a perceber que sempre que tem um comportamento ruim/errado o passeio é parado.

Pratique caminhada em passos lentos

Quando for levar o pet para os primeiros passeios, não saia correndo ou ande rápido, ao contrário, caminhe devagar e sem pressa. Aproveite para observar os locais e deixe que o dog perceba que o passeio é algo tranquilo.

Percebeu que ele começou a puxar demais a guia ou correr, pare, dê um comando como “senta” ou “fica”, e espere o pet se acalmar antes de continuar o passeio.

Deixe o cão gastar energia antes do passeio

Por mais que a saída com o dono seja uma forma de gastar energia, o ideal é que este encontre outras distrações antes de sair com seu companheiro canino. Brinque um pouco em casa, com brinquedos de corda ou de morder, deixe-o se divertir à vontade.

Concluído esse processo, deixe o animal se hidratar e só então pegue a coleira. Isso porque ele vai estar menos agitado.

Exponha o animal gradualmente às distrações 

Novidades sempre deixam os cães animados, tanto que essa pode ser uma explicação para seu pet não se comportar tão bem nos primeiros passeios. O ideal é expô-lo aos poucos às distrações. Comece com um passeio mais curto, com uma volta na quadra e deixe que ele explore tudo.

Depois, repita esse processo aumentando a distância e incluindo outras coisas, como brincadeiras e até a apresentação a outros pets. Sentiu que o animal está muito agitado ou com pressa de chegar ao local? Dê comandos que o ajudem a entender que deve esperar ou caminhar com mais calma.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-