18.5 C
Dourados
sexta-feira, 27 de setembro de 2024

O impacto do histórico de condução no seguro de sua moto

Saiba o que é o histórico de condução e como ele pode ser determinante para o valor que você irá pagar pelo seguro da moto

- Publicidade -

Muitos motoristas optam por contratar um seguro automotivo para ter mais segurança  na hora de utilizar seu veículo. Seja em grandes centros urbanos, seja em regiões mais pacatas, essa é uma boa forma de garantir que os mais diferentes imprevistos possam ser solucionados de maneira prática e eficiente.

Assim como no caso dos carros, o seguro de moto também tem seu valor e condições calculadas a partir de uma série de fatores. Entre eles está o histórico de condução do motorista — que é avaliado minuciosamente pelas seguradoras.

Por isso mesmo, é importante que, ao buscar por um seguro, você conheça suas principais características e entenda como o seu histórico de condução irá influenciar na apólice e em seu valor. Continue a leitura para ficar por dentro do que precisa saber sobre esse assunto. 

Seguro de moto: como funciona?

De forma direta, o seguro para motos é uma modalidade contratada para cobrir as despesas relacionadas a eventuais acidentes. A depender das opções contratadas, ele pode arcar com diferentes custos, incluindo danos ao veículo, danos naturais, veículos de terceiro e assistência técnica para problemas na moto.

O seguro é formalizado em uma “apólice de seguro”, na qual a empresa contratada estabelece suas condições e o valor do “prêmio”, que é o montante pago pelo segurado para o serviço.

Em caso de necessidade, o seguro é acionado, e a segurada irá cobrir os gastos em questão de acordo com o estabelecido na apólice. 

O que é histórico de condução?

O histórico de avaliação é feito por meio de um levantamento e análise do histórico de trânsito do motorista que está contratando um novo seguro de moto. Nesse histórico são consideradas as eventuais multas, infrações e acidentes de trânsito ocorridos anteriormente. Outros aspectos também são avaliados, como o tempo que o condutor possui habilitação e sua faixa etária.

Todos esses aspectos são considerados para determinar o valor do prêmio. Um condutor com histórico limpo normalmente é considerado de baixo risco (de se envolver em acidentes) e o valor do prêmio a ser pago tende a ser menor. O mesmo vale para o oposto: históricos negativos podem implicar em valores mais altos por apresentarem maiores riscos de sinistros (ocorrências) para a seguradora. 

O impacto do histórico de condução no seguro de sua moto

Como mencionado, o seu histórico de condução pode impactar de forma considerável no valor do prêmio de sua apólice. Essa avaliação é comum e realizada por todas as corretoras de seguros. Portanto, você deve ter em mente que seu passado no trânsito será determinante para seus gastos com a proteção de sua moto.

É importante lembrar também que novas multas, infrações e eventuais acidentes continuarão a ser registrados em seu histórico de trânsito e podem afetar valores em novos contratos e renegociações. 

Outros fatores que também influenciam nos valores do seguro

Ainda que determinante e de grande peso, seus antecedentes no trânsito não são as únicas análises realizadas pelas seguradoras, e outros elementos podem influenciar nos valores praticados em sua apólice

Entre eles está o modelo da moto e suas principais características — incluindo o valor de tabela, cilindradas e o índice de roubos desse modelo de veículo. A cidade e mesmo o bairro também podem aumentar ou diminuir o valor do prêmio, e o uso da moto — para trabalho, lazer ou viagens — é outro aspecto importante.

Histórico de condução para novos motoristas

Analisar o passado de motoristas que já possuem habilitação há algum tempo faz todo sentido, correto? Mas e os motoristas que acabaram de obter sua autorização para dirigir e não contam com histórico algum?

Nesses casos, o histórico é deixado de lado e, como ainda não se sabe como o novo motorista será no trânsito, o valor do prêmio será maior que a média. Caso o motorista seja jovem, entre 18 e 25 anos, o valor também será impactado, visto que essa faixa etária é a responsável pelo maior número de acidentes de trânsito. 

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-