A prova para ingressar nos cursos técnicos integrados com o ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) registrou uma abstenção de 18%, segundo a instituição. De 4,7 mil candidatos inscritos, 831 não compareceram neste domingo (20).
De acordo com o IFMS, de 3,7 mil estudantes inscritos, 419 faltaram em 2023, representando 11,16%. A ausência dos candidatos neste ano teve um aumento de 61,2%, comparado com o ano passado.
As provas foram aplicadas nos campus de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A prova teve duração de 4h e, foi composta por 30 questões nas áreas da língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.
Conforme a instituição, o gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira (21).
Sobre a prova
Ao todo, serão ofertadas 11 opções de cursos técnicos integrados como:
- Administração
- Agricultura
- Agropecuária
- Alimentos
- Desenvolvimento de Sistemas
- Edificações
- Eletrotécnica
- Informática
- Informática para Internet
- Mecânica
- Metalúrgica
Metade das vagas será destinada para alunos que estudaram todas as séries em escola pública, também para candidatos com renda per capita menor que um salário-mínimo. A outra parte será para quem tem qualquer renda e vagas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
As aulas vão começar em março de 2025 e os estudantes vão cursar três anos com disciplinas do ensino médio e do curso técnico.
Fonte: g1 MS