25.5 C
Dourados
terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Minuto Estagiário destaca a experiência na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

Lucas Zandona Sena, acadêmico do 6º semestre de História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é o destaque desta edição do Minuto Estagiário, uma inciativa do Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul que homenageia estudantes e oferece um espaço de protagonismo no ambiente de trabalho. Por meio de vídeos, os estagiários compartilham suas experiências nos órgãos estaduais, mostrando o desenvolvimento de suas habilidades durante o estágio.

Lucas faz estágio na Gerência de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, localizada no Memorial Apolônio de Carvalho, ligado à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de MS. Para ingressar no estágio, ele conta que passou por uma prova e, após ser selecionado, fez um curso preparatório sobre a vida de um funcionário público, suas funções e normativas de comportamento. Em seguida, participou de uma reunião geral onde conheceu seu gestor, Caciano Lima, que lhe apresentou suas atividades na Fundação.

Minuto Estagiário destaca a experiência na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
(Foto: Divulgação)

“O Programa de Estágio me ajudou principalmente na parte financeira, porque recebemos uma bolsa que é um incentivo,” explica Lucas. Antes, ele dividia sua atenção entre um trabalho de regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) com uma carga horária mais extensa e a faculdade no período noturno, restando-lhe pouco tempo para os estudos. “O estágio me possibilitou focar mais na faculdade, por ter um tempo reduzido, tenho um período para fazer o estágio e consigo me organizar melhor para estudar e trabalhar”, compartilhou.

Lucas destaca o impacto positivo do estágio em sua vida acadêmica, especialmente na área de pesquisa. “Além de fazer o estágio na minha área, poder pesquisar sobre meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) meu ajuda muito, é uma vantagem enorme. Na faculdade aprendemos muita teoria, mas a prática é muito diferente,” afirma.

O Projeto Minuto Estagiário não só destaca as histórias dos jovens talentos, mas também reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária através da educação e do trabalho.

Confira as gravações dos vídeos no site oficial do Programa de Estágio do Governo de MS (Clique aqui).

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

Atualmente está em processo de transição administrativa e parceria conveniada. A partir de janeiro de 2025, a iniciativa será gerida pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), sob a coordenação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Fonte: Renata Brum, Comunicação Segem

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-