23.7 C
Dourados
sábado, 23 de novembro de 2024

26 de outubro – Dia do Trabalhador da Construção Civil

- Publicidade -

De acordo com estudos do IBGE e do Ministério do Trabalho, mesmo com a crise econômica nos últimos 20 meses, o setor da construção civil continua crescendo. No último ano, o avanço do número de trabalhadores da construção foi de 8,1% contra 3,4% do mercado de trabalho em geral, e esta grata realidade temos vividos no nosso dia a dia.

Além disso, o mercado da construção, que tradicionalmente é composto por homens, conta cada vez mais com a participação de trabalhadoras mulheres. Sem dúvida, estamos vivendo um momento muito positivo no ramo da construção, com boas oportunidades, melhoria nas condições de trabalho e aumento da escolaridade dos funcionários, e, consequentemente, da sua renda e de benefícios que propiciem melhores condições de vida e também ambientes saudáveis de trabalho.

No entanto, hoje, diferente do passado, na nossa categoria, o trabalhador também necessita de amplo conhecimento e o oferecimento de cursos de qualificação e requalificação para atender as demandas do mercado são uma realidade que cada vez mais exige investimentos tanto do trabalhador como do Poder Público e do empresariado.

Como se vê, os desafios ainda são inúmeros e sabemos que temos totais condições de avançarmos muito mais, sempre nos pautando pelo diálogo e pela certeza de que só temos avançado porque desenvolvemos um trabalho baseado em um tripé formado pelos trabalhadores, representados pelo nosso Sindicato, os empresários do setor e o Poder Público. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, que tenho a honradez de presidir, com uma história de lutas de mais de 60 anos, posso afirmar, com propriedade, que desde a década passada tem desenvolvido um trabalho ainda mais forte para garantir o respeito ao trabalhador da construção, que hoje já soma cerca de 20 mil em Piracicaba e nas cidades da nossa base.

O trabalho é contínuo, mas os avanços já conquistados, com a prática do maior piso salarial no Estado de São Paulo, participação nos lucros das empresas, juntamente com a busca constate de ambientes saudáveis para se trabalhar, assim como a conquista de diversos benefícios como café da manhã, lanche da tarde, cesta de alimentos mensal, uniformes, protetor solar e especialmente o respeito à vida do trabalhador nos faz acreditar que estamos no caminho correto.

Fonte: Sinticompi

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-