O diretor escolar é aquele que devido a sua função, enfrenta pressão, resolve ou mesmo minimiza problemas e encontra soluções para suas decisões buscando a coerência, o bom senso e o equilíbrio para agir segundo o embasamento legal e os conceitos éticos que regem a ação educativa.
Deste modo, desejamos que o dia de hoje sirva de reflexão para a valorização do papel do diretor escolar e que apesar do avanço tecnológico as pessoas descubram que o potencial humano jamais poderá ser substituído.
O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. Como tal, deve estar atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, pois estes repercutem de forma profunda, e nem sempre aparente, na formação dos alunos.
Você, diretor de escola, é constantemente desafiado a ter visão de futuro e a guiar as pessoas (professores, alunos e colaboradores) a viver os valores e princípios defendidos e praticados em suas escolas e instituições.
O diretor faz toda a diferença dentro da escola. Uma boa gestão é a diferença para bons resultados. O diretor comanda uma equipe de funcionários, professores, coordenadores, alunos… Além da questão pedagógica, está sempre atento ao dia a dia da unidade, dos estudantes… Resolve assuntos administrativos, atende pais, cuida de projetos, acompanha obras, etc.Seja lá qual for o tamanho da escola, o número de alunos ou tipo de ensino, sempre é possível descobrir novos caminhos, colocar em prática novas idéias, e, a partir daí, envolver todo o grupo em torno dos mesmos objetivos.
Fonte: Portal São Francisco