A equipe do Amambai Notícias acompanhou nesta quarta-feira (27), os preparativos finais da XII Grande Assembleia Kuñangue Aty Guasu e da Conferência Regional das Mulheres Indígenas – Etapa Aroeira, que serão realizadas de 27 a 30 de novembro na casa da rezadora Adelaide Lopes, na Aldeia Limão Verde, em Amambai.
O evento reunirá cerca de 800 participantes, incluindo importantes lideranças indígenas, como Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, e Célia Xakriabá, deputada federal.
Entre os temas centrais de discussão estão as mudanças climáticas, a crise hídrica e a falta de acesso à água em diversas aldeias, conforme explicado por Clara Barbosa de Almeida, conselheira e membro da organização. Questões como a violência contra mulheres indígenas, a ausência de políticas públicas e a luta pela demarcação de terras também serão abordadas.
A programação inclui momentos culturais, como o lançamento do documentário Kuñangue 18 anos , dirigido por Marineti Pinheiro e Jaque Aranduha, além de um show de MC Anarandà. Outro destaque será a apresentação da Recomendação Geral nº 39 da CEDAW (Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres), traduzida para as línguas Kaiowá e Guarani, reforçando a importância da preservação cultural.
As discussões e deliberações feitas durante a assembleia culminarão na Etapa Nacional da Conferência das Mulheres Indígenas, marcada para março de 2025, durante a Quarta Marcha Nacional das Mulheres Indígenas, em Brasília, ampliando o impacto das pautas para todo o Brasil.
Adelaide Lopes, anfitriã do evento, também recebeu a equipe da TV Morena, que fará uma reportagem especial sobre o evento.
Fonte: Amambai Notícias