A praticidade é um fator indispensável ao organizar os espaços de casa. Na cozinha, em especial, ela ganha ainda mais destaque, já que é um ambiente dinâmico, onde são preparadas e compartilhadas refeições, além de demandar atenção constante com limpeza e organização.
Algumas mudanças simples podem ajudar a tornar esse espaço mais funcional e agradável. Investir em móveis planejados e incluir eletrodomésticos úteis, como um liquidificador potente e uma batedeira de qualidade, são soluções práticas que fazem toda a diferença no dia a dia.
Bom planejamento
O primeiro passo para qualquer mudança em casa é fazer um bom planejamento. Nesta etapa inicial, é importante pensar em suas necessidades diárias e na forma como você (e os outros moradores da casa) utilizam a cozinha.
Algumas perguntas importantes nesse contexto são: quais os eletrodomésticos utilizados mais frequentemente? Qual é a melhor área da cozinha para inseri-los e também os móveis? Uma dica simples e bem relevante é buscar uma boa triangulação entre fogão, pia e geladeira e garantir espaço suficiente entre todos e para as pessoas circularem.
Armários modulares e embutidos
Outra ótima ideia é apostar em armários modulares, já que eles são capazes de se adaptar ao seu espaço. Por sua versatilidade, eles são projetados para você aproveitar ao máximo as áreas disponíveis, incluindo cantos e nichos.
O melhor é optar pelos armários com portas de correr ou basculante para economizar ainda mais espaço e facilitar a circulação das pessoas na cozinha. Também busque os armários feitos com materiais que permitam fácil higienização.
Outra ótima estratégia são os eletrodomésticos embutidos, que não só dão um ar moderno à cozinha, mas também economizam espaço. Ainda, são pensados e fabricados para serem acoplados direitinho aos armários. Sendo assim, o cômodo fica facilmente limpo e bem arrumado.
Estantes abertas
Em prol de realmente aproveitar bem a área disponível na cozinha, uma sugestão muito interessante e recomendadíssima é usar e abusar, com muito bom-senso, é claro, do espaço vertical. Para fazer isso, é importante contar com estantes abertas, pois elas permitem fácil acesso a itens básicos, como pratos, copos e potes com temperos e ervas para chá, por exemplo.
Isso não só economiza espaço nos armários, mas também traz um toque a mais para a decoração do ambiente. Para deixar os itens mais organizados, que tal utilizar divisórias e prateleiras ajustáveis? Lembre-se de organizar os espaços verticais para garantir a harmonia entre a funcionalidade e a estética.
Boa iluminação
A iluminação é imprescindível para assegurar a existência de uma cozinha funcional. Por isso, pode ser ótimo combinar luzes de teto e spots direcionados para algumas áreas em que se trabalha, como a bancada e outras áreas de preparo.
A iluminação pensada dessa maneira cria um ambiente acolhedor e facilita a preparação de diferentes pratos. Dependendo do prato a ser preparado, é preciso precisão na hora de cortar os ingredientes ou para visualizar como está a textura do molho.
Organização interna
A cozinha é o espaço onde se encontram eletrodomésticos de diferentes tamanhos, além de utensílios, louças, panelas, travessas, entre vários outros itens. Por isso, a organização é primordial.
Uma maneira de garantir isso é manter os espaços internos de armários e gavetas o mais organizado possível. E apostar em separadores de panelas para facilitar isso. Além de manter diferentes objetos organizados, você vai acessar os itens de que precisar com mais rapidez.
Uma cozinha otimizada e prática requer diferentes estratégias, o que exige bom planejamento. Além de buscar eletrodomésticos e móveis diferenciados, é importante apostar em uma boa iluminação e espaços que te permitam aproveitar o espaço vertical desse ambiente.