Thayza Ferreira Canhete, de 23 anos, é uma das responsáveis pela conscientização sobre a separação correta de lixo em Amambai. Há oito meses como educadora ambiental na Coopercicla, Thayza tem se destacado em suas redes sociais ensinando moradores a separar o lixo adequadamente, mostrando a importância dessa prática para o meio ambiente e para a saúde dos coletores.
Thayza afirma que seu trabalho é conscientizar os moradores sobre os malefícios da separação inadequada de lixo. “Quero mostrar que o lixo é nosso e devemos cuidar dele, principalmente para proteger os agentes de coleta”, destaca. Ela utiliza as redes sociais para compartilhar dicas e informações sobre a separação correta de lixo. “Foi uma iniciativa minha, pois percebi que as redes sociais são uma ferramenta útil para disseminar conhecimento”, explica.
Nascida em Amambai, Thayza morou no Paraguai e retornou à sua cidade natal aos 17 anos. Ela conta que sua profissão a ajudou a superar dificuldades pessoais. “O trabalho me salvou, me deu propósito e me permitiu renascer”, relata.
A educadora ambiental também relata já ter sofrido preconceito por sua profissão, mas que isso só a estimulou a focar ainda mais em seu trabalho, no qual ela diz ter muito carinho, pois lhe permitiu mais ter estabilidade em sua vida.
Thayza utiliza uma bicicleta elétrica para chegar às vilas e realiza a educação ambiental porta a porta. “Sempre procuro oferecer o melhor, explicando sobre a separação e respondendo dúvidas”, enfatiza.
Uma experiência marcante foi com um senhor de idade que não entendia muito bem o que Thayza falava, mas após ela mostrar na prática como separar o lixo, passou a descartar corretamente. “Uma atenção a mais pode fazer toda a diferença”, destaca. Sua dedicação já conquistou resultados significativos, inspirando outras pessoas a adotarem práticas sustentáveis.
Conheça mais sobre o trabalho da Thayza em suas redes sociais @ferreira_thayza11.
Fonte: Geovana Biron /Amambai Notícias