Às vésperas do Carnaval, o governador Eduardo Riedel recebeu representantes da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca) e das escolas de samba da Capital. O encontro, realizado quarta-feira (27) no gabinete da Governadoria, reforçou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a valorização da cultura e do turismo local.
Por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), foram destinados R$ 1,2 milhão para a realização do Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande. Parte desse recurso é oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira, que também participou da reunião.
Durante o encontro, o governador destacou o crescimento do Carnaval da Capital e a importância do repasse antecipado para a organização do evento. “Fizemos questão de disponibilizar o recurso com antecedência para que a Liga pudesse contratar profissionais, investir em carros alegóricos, fantasias e proporcionar à população um Carnaval ainda mais bonito e alegre, como deve ser”, afirmou Riedel.
Em reconhecimento ao apoio do Governo do Estado, a Lienca entregou ao governador uma placa de homenagem, além de um kit de Carnaval e a bandeira da Liga. O presidente da instituição, Alan Catharinelli, enfatizou que o incentivo possibilitou um planejamento mais estruturado, impactando diretamente na qualidade do desfile.
“Viemos pessoalmente agradecer por esse investimento. O Governo entende que o Carnaval de Campo Grande vai além da folia: é uma festa que gera empregos, movimenta a economia e impulsiona o turismo. A população pode se preparar, pois estamos organizando o maior Carnaval de todos os tempos”, destacou.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, reforçou que o Carnaval de 2025 contará com duas importantes campanhas de conscientização.
“Além do desfile, teremos painéis de LED destacando a luta pelo fim do feminicídio com a campanha Todos por Elas e também reforçaremos a campanha ‘Não é Não’, contra o assédio durante o Carnaval”, explicou.
Com o tema ‘O Sonho Não Pode Acabar’, o Desfile das Escolas de Samba de Campo Grande promete emocionar o público na Praça do Papa, nos dias 3 e 4 de março. Confira a programação oficial:
Segunda-feira (3/3) – a partir das 20h
Herdeiros do Samba
Unidos da Vila Carvalho
Catedráticos do Samba
Igrejinha
Terça-feira (4/3) – a partir das 20h
Unidos do Cruzeiro
Deixa Falar
Cinderela Tradição do José Abrão
A apuração dos votos será realizada na quarta-feira (5), a partir das 15h, na Arena do Horto Florestal.
Fonte: Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS