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terça-feira, 25 de março de 2025

Ouvidoria do SUS em MS reforça compromisso com escuta da população em encontro nacional

Evento que discutiu a modernização das ouvidorias do SUS contou com equipe da SES na discussão de práticas para aprimorar os serviços de saúde em Mato Grosso do Sul

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A atuação das ouvidorias do SUS (Sistema Único de Saúde) como ferramenta essencial para melhorar os serviços de saúde esteve em pauta no ENOuvSUS2025 (Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS), realizado de 19 a 21 de março, em Brasília (DF). O evento contou com a participação de equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e de diversos setores da saúde no Estado, em busca das melhores práticas desenvolvidas no País para aprimoramento dos serviços em MS.

Presente no evento, a ouvidora estadual do SUS, Ana Cláudia Cubilha Cavalheiro, destacou a importância da escuta qualificada para aprimorar o atendimento à população. “A ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode ser ouvido e ter suas demandas transformadas em melhorias concretas no SUS. Nosso compromisso é garantir que cada manifestação contribua para um sistema de saúde mais eficiente e transparente”, enfatizou.

Ouvidoria do SUS em MS reforça compromisso com escuta da população em encontro nacional
Equipe de diversos setores de saúde de MS presente no evento.

Mato Grosso do Sul tem fortalecido sua rede de ouvidorias, garantindo que pacientes e profissionais de saúde tenham canais acessíveis para registrar reclamações, sugestões e elogios. O estado contou com a participação de diversos setores no evento, como a Rede Hemosul, o Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados e as Secretarias Municipais de Saúde de Dourados, Jardim, Paranaíba e Corumbá, reforçando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços.

Entre os temas debatidos no encontro, estiveram a modernização das ouvidorias, o uso da tecnologia para otimizar o atendimento e a importância da transparência na gestão pública da saúde. A troca de experiências entre os estados reforçou o papel estratégico das ouvidorias para tornar o SUS mais acessível e eficaz.

Fonte: Danúbia Burema, Comunicação SES

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