26 C
Dourados
segunda-feira, 31 de março de 2025

Polícia Militar e SEMED se reúnem para iniciar o PROERD na rede municipal de ensino

- Publicidade -

Na manhã desta quinta-feira (27), o comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação para ratificar o Termo de Cooperação Mútua firmado entre a Prefeitura de Amambai e a Polícia Militar e dar início às aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD nas escolas da rede municipal de ensino.

A reunião, ocorrida na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, teve a presença do 2º Tenente PM Juliano Silveira, representando o Major PM Everton Myller Franco, comandante da 3ª CIPM, do 3º Sargento PM Adelino Schibilski, instrutor do PROERD, e da Secretária de Educação, Sra. Tânia Ruivo. Alinhados os termos, ficou decidido que os alunos atendidos serão dos quintos anos do Ensino Fundamental, em seguida serão feitas as tratativas com as escolas que receberão o programa para que as aulas tenham início no começo do mês de abril.  

O PROERD é um programa que teve sua origem nos Estados Unidos da América na década de 1980 e, no ano de 1997, passou a ser desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O programa é ministrado exclusivamente por policiais militares, rigorosamente selecionados e capacitados, preparados para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano; crianças do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental e PROERD para Pais.

Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. Ao final, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de diplomas e medalhas, habilitando aquele aluno a ser um multiplicador dos conhecimentos adquiridos.

Mato Grosso do Sul foi 3º estado brasileiro a implantar o programa no Brasil e, nesses 28 anos de trabalho, atendeu mais de 305.000 (trezentos e cinco mil) pessoas em todo o estado. Em Amambai o PROERD está presente desde 2003 e nessas duas décadas de atividades atingiu aproximadamente 4 mil crianças e adolescentes, nas aldeias e na cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da 3ª CIPM

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-