29.9 C
Dourados
quarta-feira, 2 de abril de 2025

Governo Federal publica Licitação para Construção do Campus do IFMS em Amambai

- Publicidade -

Na última sexta-feira, 28 de março, foi publicado no Diário Oficial da União o edital de licitação para a construção do Campus Amambai do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As empresas interessadas em participar do edital de licitação têm até o dia 2 de julho para se inscrever. O prazo longo é devido à elaboração da planta e a parte arquitetônica do projeto, que demandam tempo. Caso não haja imprevistos, a construção do campus pode ter início entre setembro e outubro deste ano. A empresa vencedora do edital terá três anos para concluir a obra, salvo imprevistos judiciais ou administrativos.

No entanto, para que o campus seja oficialmente implantado, ainda é necessária a aprovação da lei de criação do novo campus pelo Congresso Nacional, incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Caso a lei seja aprovada, as atividades do campus poderão começar de em local provisório, sem a necessidade de esperar a conclusão da obra.

A equipe do Amambai Notícias entrevistou, nesta segunda-feira, 31 de março, os representantes do IFMS em Amambai, Stela Porto e o futuro diretor do campus, Antonio Luiz Viegas Neto, que compartilharam mais detalhes sobre o processo e outras oportunidades oferecidas pelo instituto na cidade.

Parceria Prefeitura de Amambai

Antonio também falou sobre o terreno onde será construído o campus, que foi doado pela prefeitura de Amambai, no ano passado. “Neste ano a administração municipal realizou a análise do solo e sondagem da área, um processo essencial para definir os custos da construção. Esse estudo foi financiado pela prefeitura atual, e sem esse apoio, o lançamento do edital de licitação teria sido adiado ainda mais.” Explicou Antonio.
Com a aprovação da lei e a conclusão das obras, o Campus Amambai se tornará um importante centro de ensino técnico e superior, beneficiando não apenas a cidade, mas toda a região.

Concurso Público

Antonio explicou que há um concurso público em andamento para docentes e técnicos administrativos no IFMS. São 78 vagas distribuídas pelo estado e, caso a lei de criação dos novos campus seja aprovada, os classificados no concurso poderão ser convocados para atuar em Amambai. As inscrições para o concurso vão até 10 de abril e os interessados podem procurar mais informações aqui.

Cursos disponíveis

Stela Porto destacou que, enquanto o campus não é oficialmente inaugurado, o município funciona como um polo EAD do IFMS de Ponta Porã.

Atualmente, há cursos técnicos subsequentes em Administração e Logística, cujas turmas já realizaram formaturas. Também foram abertas vagas para cursos presenciais de Inglês básico I e II. No momento, está aberto vagas para os cursos de Operador de Computador, Assistente Administrativo e Vendedor, todos 100% online. Os atendimentos e inscrições para estes cursos estão sendo realizados na Secretaria de Educação do município, graças à parceria entre o IFMS e a prefeitura.

Novidade

Uma novidade é que em breve o IFMS irá anunciar a abertura de inscrições para o curso FIC em Piscicultura, que terá 40 vagas presenciais e será voltado para interessados na criação de peixes. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Associação de Piscicultores de Amambai (APA). Durante o curso, os alunos aprenderão técnicas sobre tanques elevados de geomembrana, que diferem dos tradicionais tanques escavados, proporcionando uma formação mais prática. A previsão é de que as aulas comecem ainda neste semestre.

Fonte: Amambai Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-