22.5 C
Dourados
terça-feira, 22 de abril de 2025

Coluna Prosa&Política

- Publicidade -

Por José Luiz Nunes Moreira
Jornalista – DRT/RS 5759-21/100

Bem-vinda, Folha de Dourados

Conquistamos mais um veículo de comunicação para a publicação da coluna Prosa&Política;

Agora, temos também a parceria do jornal eletrônico Folha de Dourados- www.folhadourados.com.br, editado pelo jornalista José Henrique Marques, profissional com décadas de exercício na área.

Duplica-se os veículos e multiplica-se os leitores com acesso aos assuntos pautados nas edições.

Mantendo a premissa de informar e provocar areflexão, sigo pautando fatosda história e contemporâneos dos cenários internacional, nacional e municipal de interesse público.

Internacional

Matou a Família e Foi ao Cinema

Guerra Tarifária

No cenário internacional,tem-se a guerra tarifária desencadeada pelo presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, na busca de recuperar a posição que a indústria do país já teve, como também combater os déficits comerciais de bens, que somam cerca de US$ 1 trilhão ao ano.

Disputa pela Supremacia

A rivalidade ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética foi o mote da Guerra Fria que aconteceu entre 1945 e 1991. Agora, fundamentado na expansão econômica, tem-se conflito entre Estados Unidos e China, iniciado em 2018, no primeiro mandato do Trump, que impõe tarifas e outras barreiras comerciais ao país asiático, na tentativa de mudar práticas comerciais consideradas desleais pelos EUA.

Quem é Tio Sam para acusar alguém de desleal? Durma-se com uma piada desta!

Com isso, novamente está a baila uma guerra comercial entre duas potencias econômicas. Como outrora, resultando numa forte polarização do mundo e afetando as relações internacionais como um todo.

Tarifaço 1

Anunciando tarifas norte-americanas alcançando a casa de 245% sobre importação de produtos chineses, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta conter a economia do país asiático, na escalada da guerra comercial.

Tarifaço 2

China reage e aumenta tarifas sobre produtos dos EUA para 125% e afirma que vai ignorar jogo de tarifas.

“Nos últimos 70 anos ou mais, a China alcançou o desenvolvimento por meio da autossuficiência e da luta árdua, nunca confiando na misericórdia dos outros e muito menos temendo qualquer repressão irracional”, disse o presidente chinês, Xi Jinping, em reunião com o presidente da Espanha, Pedro Sanchez, em 11 de abril.

Fonte: Brasil de Fato

Tarifaço 3

Indo na contramão da estratégia econômica protecionista de Donald Trump, os países do Brics, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã, irão ampliar a cooperação agrícola e comercial mundial.

Boa estratégia; como sempre, tá valendo a máxima: a união faz a força.

Tarifaço 4 – Recessão Mundial

Economistas alertam para risco de recessão mundial. Estudo publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (Nemea-Cedeplar-UFMG), indica alerta que o impacto global da guerra tarifária pode implicar queda de -0,25 no PIB global, equivalente a uma perda de US 205 bilhões.

Ponto para a universidade mineira!

Papa Francisco

A personalidade religiosa, chefe maior da Igreja Católica, Papa Francisco, deixa marcada sua presença papal.

Algumas das principais mudanças realizadas em seus quase 12 anos de pontificado foram de tipo estrutural e outras de conteúdo, no ensinamento ou no estilo da Igreja. Entre seus legados, destaco:

Maior simplicidade no papado;

Nomeações de bispos e cardeais com visão de mundo parecida à sua;

Normas que tornam a Cúria Romana mais aberta e menos clerical;

Mais autoridade e visibilidade às mulheres, postura mais acolhedora aos homossexuais e transgêneros;

A sinodalidade como estilo de Igreja mais consultivo e participativo;

Ensinamentos e gestos sobre pena de morte, meio ambiente e abusos.

Fonte: G1

Destaco ainda seus posicionamentos buscando ampliar os princípios da Igreja Católica sobre homossexualismo, pedofilia envolvendo religiosos, hipocrisia na Semana Santa, direitos sociais, imigrantes e genocídios, entre outros.

Matou a Família e Foi ao Cinema é um filme de subgênero terror trash brasileiro de 1991 dirigido por Neville de Almeida e escrito por Júlio Bressane.[

Uma metáfora com o título do filme e a tranquilidade do presidente dos EUA governar em detrimento de uma série de garantias individuais e coletivas.

Nacional

No Brasil, as medidas econômicas, leia-se tarifaços, anunciadas pelo governo americano e o projeto de lei propondo anistia para os envolvidos na tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023 são dois assuntos evidenciados nas prosas.

Tarifaço 5

A preocupação com os efeitos que o tarifaço, anunciado pelo governo americano, poderá causar na economia brasileira tem mobilizado segmentos diversos da sociedade.

China & Brasil

Em meio à guerra tarifária entre Estados Unidos e China, a cúpula do Ministério

da Agricultura e Assuntos Rurais da China esteve no Brasil mantendo encontros com autoridades brasileiras.

Temas como segurança alimentar e nutricional; produção agrícola sustentável e mudanças climáticas; certificação eletrônica de produtos agropecuários; e comércio agrícola e infraestrutura logística, foram tratados.

A bancada ruralista também tem calculado os passos para avaliar os desdobramentos do cenário econômico global em suas exportações.

Anistia 1

Grupo jurídico alinhado a Lula critica discussão do governo sobre anistia. As críticas ganharam corpo após a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ter dito que a contenda sobre a redução das penas para os réus poderia ser feita pelo Congresso Nacional. Com a má repercussão na base lulista, ela depois se explicou, dizendo que o tema tem de ser debatido no âmbito do STF – Supremo Tribunal Federal.

Para o coordenador do grupo, advogado Carvalho, eventuais revisões judiciais devem ser casos individuais, que precisam ser tratados pelo Judiciário. “Se houver qualquer tipo de exagero em algum tipo de pena para um indivíduo, que isso seja discutido no âmbito próprio, que é o sistema de justiça, no STF”, declarou Carvalho.

Anistia 2

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou no dia 14, no sistema da Casa, o requerimento de urgência do projeto que prevê anistia aos condenados pelos ataques golpistas do 8 de janeiro.

Para protocolar o requerimento, eram necessárias 257 assinaturas. Segundo informações do sistema da Câmara, o documento tem 262 assinaturas de deputados de partidos da oposição e de siglas que integram o governo Lula (PT), como PSD, União Brasil, PP, Republicanos e MDB.

O regimento interno da Câmara prevê que, após protocolada, uma proposição só poderá ser retirada de tramitação se houver um novo requerimento apresentado com assinatura de pelo menos metade dos autores da matéria mais um —nesse caso, seriam necessárias 132 assinaturas.

No Congresso, diferentes parlamentares têm se manifestado pela redução das penas de 17 anos, o que acabou dando força às costuras da ala bolsonarista. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegou a dizer, por mais de uma vez, que considera tais penas um exagero, ao mesmo tempo em que diz que uma pauta como a da anistia piora a crise institucional.

É nessa janela política que o grupo de Sóstenes tem tentado atuar para fazer a pauta avançar. Nas últimas semanas, o grupo tentou obstruir votações em comissões. e no plenário, além de ter feito diferentes protestos para chamar a atenção para a proposta. O projeto encontra resistência especialmente em partidos como PT, PDT, PSB, PCdoB e PV.

Fonte: Brasil de Fato

Anistia 3

Algumas Câmaras de Vereadores têm aprovado moções de apoio à concessão de anistia aos presos políticos de 8 de janeiro de 2023. Entre elas, as dos municípios de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Piracicaba(SP), Maceió(AL) e Juiz de Fora(MG).

Estadual

Transparência

Governo de MS e 74 cidades têm 90 dias para prestar contas sobre emendas Pix.

Medidas do ministro Flávio Dino fazem parte de ação conjunta para moralização e fiscalização de dinheiro do Orçamento da União.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo de Mato Grosso do Sul e os prefeitos de 74 municípios do Estado prestem contas ao governo federal, em até 90 dias, sobre as emendas parlamentares da modalidade transferências especiais, conhecidas como emendas Pix, recebidas entre 2020 e 2023.

A prestação de contas deverá ser feita aos respectivos ministérios e de maneira individualizada por emenda. Conforme a decisão, o descumprimento da medida impedirá a execução da emenda e levará à apuração da responsabilidade por eventual omissão de agentes públicos.

Além do governo estadual, os 74 municípios que terão de prestar contas ao STF são  Alcinópolis, Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Cinco municípios sul-mato-grossenses que ficaram ilesos da medida. São eles: Costa Rica, Laguna Carapã, Guia Lopes, Rio Negro e Deodápolis.

Senado – Eleições 2026AcaloramPolítica no MS

Para ocupar por oito anos, uma das duas vagas de direito do MS no Senado Federal,o deputado federal Vander Loubet (PT), a ministra Simone Tebet (PMDB) e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estão mexendo os pauzinhos para conquistarem as cadeiras do plenário Ulisses Guimarães,

Tanto Vander como Simone terão que tratar o assunto como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Haja vista que Lula tem dito que a eleição de políticos aliados para o senado é prioridade no processo eleitoral do próximo ano. Portanto, a indicação dos dois ou um deles para disputar o pleito, deve passar pelo crivo de Lula. Já, o ex-governador Reinaldo Azambuja voa solito no ninho tucano.

Alto Amambai

Assembleia Legislativa  – Tá na HoraAmambai!

Já faz quase três décadas que os amambaienses não elegem representante, com filiação partidária no município, para a assembleia legislativa.

Amambai já carimbou dois, o Zenobio Neves dos Santos, por dois mandatos (de 1970 a 1977), e Anilson Rodrigues de Souza, Prego, por um mandato (1995 a 1998).

A coluna vai manter contato com lideranças das siglas partidárias do município para saber se há discussão sobre apresentação de candidaturas ao cargo de deputado estadual. Na próxima edição, informações sobre o tema serão publicadas. Aguardem!

Investimentos em Amambai

Governador Eduardo Riedel inaugura reforma de escola, construção de pontes e assina convênio para aquisição de área para implantação de aeroporto no município de Amambai.

Para fortalecer e qualificar a educação pública de Amambai, o governador entregou a reforma da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa. Os 498 estudantes voltarão as aulas num ambiente totalmente reformado.

Com investimento de R$ 11 milhões, a unidade recebeu adequações de acessibilidade, de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária. As melhorias incluem a substituição de cobertura, revestimentos de pisos, paredes, esquadrias, pintura geral interna e externa, além da adequação de calçadas internas e externas, quadra de esportes, salas de aula e instalações elétricas.

Neste pacote, ainda estão o conjunto refeitório, camisetas, conjuntos e kits escolares e Chromebook. “A reforma é física, mas queremos melhorar o ambiente dentro da sala de aula, com tecnologia e boas condições para os nossos estudantes”, ponderou o governador.

O prefeito Sérgio Barbosa agradeceu o empenho de todos para viabilizar este projeto. “O governador acreditou no nosso projeto e fez a sua parte ao dar a contrapartida para concretizar a proposta. É um sonho e uma luta de muitos anos da população”, disse Sérgio.

Infraestrutura

No evento, o governador entregou obras de infraestrutura, no valor de R$ 3,4 milhões, aplicados na construção de duas pontes de concreto em rodovias vicinais de Amambai. Uma localizada sobre o córrego Panduí, na região do Sertãozinho, estrada que dá acesso a MS-156 (que liga Amambai a Caarapó).Já a segunda estrutura foi feita sobre o rio Jaguari, na estrada entre Caarapó e Juti.

Ambas possuem 20 metros de extensão e 6 metros de largura. O foco é melhorar a logística para facilitar o acesso dos moradores e dos produtores da região.

Fonte: Com informações Comunicação Governo MS

Comunidades Indígenas

Nos últimos anos, as comunidades indígenas do município de Amambai têm sido contempladas com políticas públicas. Nada mais justo, pois representam cerca de 25% da população do município. Suas necessidades são inúmeras; basta andar pelo interior das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari para ver a carência das comunidades e a precisão de muitos mais investimentos.

Destaco a criação da secretaria municipal de Assuntos Indígenas, uma das poucas, dentre os 79 municípios do Estado. Parece hilário, mas não é, depois de 76 anos de emancipação politica administrativa do município, a comunidade indígena da aldeia Amambai recebeu pavimentação asfáltica, sendo a primeira aldeia indígena brasileira a ser beneficiada com obras de asfalto.

Recentemente, mais uma façanha pioneira passa a contemplar a comunidade da aldeia Amambai. Dessa vez foi a implantação do primeiro Ponto de Atendimento Virtual (PAV) Indígena do Brasil. O novo espaço é fruto de uma parceria entre a Receita Federal e a Prefeitura Municipal de Amambai, e representa um avanço importante na promoção da cidadania e da inclusão social.

Legislativo reconhece e homenageia cidadãosda comunidade

No intuito de incentivar, valorizar e dar visibilidade as pessoas que prestam serviços em Organizações Não Governamentais (ONGs) e no poder público, a câmara de vereadores demonstra apreço entregando moções de congratulações.

Bacana o gesto, que não fique somente nele. Necessário também apoio institucional, principalmente as ONGs que, no dia-a-dia, labutam para manterem projetos e programas, apesar da escassez de recursos.

Eis os homenageados:

  • Patrão do Clube de Laço União Amambaiense, Diogo Brescovit, pela realização do 35º Encontro Estadual de Laço Comprido.
  • Juarez Vieira Lourenço, pelos serviços de limpeza e manutenção em ruas e arredores da escola Flávio Derzi, feitos voluntariamente.
  • Servidor público Aristides Rodrigues Nunes, o Tidinho, destacando sua dedicação como orientador esportivo e referência para os jovens amambaienses na área do esporte.
  • 3º sargento Juliano Delgado, cabo Antônio Carlos Pazedo Jr. e o soldado Rodinei Honório, pelo empenho em missões de busca e salvamento.
  • Alessandra Tavares e Jayane Pereira, pelas atuações no espetáculo Mulheres em Cena, que trouxe à tona temas como violência contra a mulher e feminicídio por meio da arte cênica.
  • Maria Luzia Fernandes Ramírez, vice-presidente da Associação ACA Mulher, pela realização da 4ª edição do Pedal das Belas.
  • José Adão Nogueira, presidente da FEA (Filantrópica Hípica e de Ecoterapia de Amambai), e doadores de cavalos utilizados nas atividades terapêuticas da associação.
  • Pastor Marcos Alves da Fonseca, da Primeira Igreja Batista de Amambai, pela comemoração dos 80 anos da instituição.

Glossário do Alto Amambai

Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos do Alto Amambai com seus devidos significados.

À brinca – expressão do jogo de bulita/bolita: sópara brincar

Batuta – de caráter excepcionalmente bom; excelente, primoroso em alguma habilidade

Bori Bori – comida típica paraguaia feita com caldo e pedaços de galinha e com bolinhos feitos a basede farinha de milho cozidos dentro do caldo. Também chamado de vorivori; são comuns as duas escritas.

Cafundó – local de difícil acesso, longínquo e pouco habitado.

Carão – negar-se a moça a aceitar convite para uma dança. Era sinal de grande desfeita e causa de bochincho nos bailes.

Fonte: Che Tiempo Guaré / Nery da Costa Júnior

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

22 de Abril – Dia da Terra

- Publicidade-