06/09/2017 09h31
Fonte: CBF
O bicampeonato da Copa do Brasil da Sociedade Esportiva Palmeiras foi marcante. Mais do que a campanha invicta, o título representou a quebra de um jejum de mais de dez anos sem títulos nacionais. O técnico Luiz Felipe Scolari e seus comandados entraram para a história com uma cabeçada de Betinho, em final disputada contra o Coritiba. Na campanha palestrina, foram 11 jogos, com oito vitórias e três empates.
A caminhada alviverde na competição começou diante do Coruripe-AL. O Verdão venceu a ida, fora de casa, por 1 a 0, e conquistou a classificação tranquila para a próxima fase com triunfo por 3 a 0 na volta. Na fase seguinte, o adversário foi o Horizonte-CE. O Palmeiras venceu por 3 a 1 no Domingão e eliminou o segundo jogo. Nas Oitavas de Final, o clube palestrino passou pelo Paraná com duas vitórias: 2 a 1 na ida, em Curitiba, e 4 a 0 na volta, em Barueri. Na sequência, nas Quartas, o Atlético-PR foi o adversário. Os paulistas seguraram empate em 2 a 2 no primeiro encontro, fora de casa, e venceram em casa, por 2 a 0. Na semifinal, o Palmeiras passou pelo Grêmio em confrontos antológicos. Com gols de Mazinho e Barcos já na reta final da partida, no Estádio Olímpico, a equipe saiu com 2 a 0. Na volta, os paulistas seguraram empate em 1 a 1 e avançaram.
Na grande decisão, o adversário foi o Coritiba. O Palmeiras usou a bola parada para vencer, no talento de Marcos Assunção. Logo no primeiro jogo, disputado em Barueri, o volante levantou a bola na área e Betinho foi derrubado: pênalti. Valdívia marcou na cobrança. No segundo tempo, Assunção cobrou nova falta e Thiago Heleno converteu, garantindo uma boa vantagem para o confronto de volta. No Couto Pereira, Ayrton abriu o placar para o time da casa e deixou o Verdão ligado. Marcos Assunção novamente apareceu e ajudou a encaminhar a conquista. O atleta cobrou falta com maestria e Betinho marcou de cabeça. Palmeiras bicampeão da Copa do Brasil.
Relembre a trajetória do campeão:
PRIMEIRA FASE
Coruripe 0 x 1 Palmeiras – Rei Pelé, Maceió (AL)
Palmeiras 3 x 0 Coruripe – Jayme Cintra, Jundiaí (SP)
SEGUNDA FASE
Horizonte 1 x 3 Palmeiras – Domingão, Horizonte (CE)
OITAVAS DE FINAL
Paraná 1 x 2 Palmeiras – Durival de Britto, Curitiba (PR)
Palmeiras 4 x 0 Paraná – Arena Barueri, Barueri (SP)
QUARTAS DE FINAL
Atlético-PR 2 x 2 Palmeiras – Durival de Britto, Curitiba (PR)
Palmeiras 2 x 0 Atlético-PR – Arena Barueri, Barueri (SP)
SEMIFINAL
Grêmio 0 x 2 Palmeiras – Olímpico, Porto Alegre (RS)
Palmeiras 1 x 1 Grêmio – Arena Barueri, Barueri (SP)
FINAL
Palmeiras 2 x 0 Coritiba – Arena Barueri, Barueri (SP)
Coritiba 1 x 1 Palmeiras – Couto Pereira, Curitiba (PR)