06/01/2020 15h12
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Com o intuito de enaltecer, valorizar, além de realizar a integração da comunidade indígena de Mato Grosso do Sul, acontece em Amambai entre os dias 11 e 18 janeiro, o 17º Jogos de Integração Indígena (Joind).
São esperados cerca 1100 competidores, oriundos de aldeias situadas em 10 municípios do estado, sendo eles: Amambai, Antônio Joao, Caarapó, Douradina, Japorã, Coronel sapucaia, Paranhos , Aral Moreira, Tacuru e Paraguai.
Joind
O Joind é um evento esportivo realizado pela associação Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai, através da secretaria de Desporto e Cultura. Segundo Ismael Morel, coordenador da associação, o Joind chega a sua décima sétima edição consolidado, sendo considerado o maior evento sócio esportivo cultural indígena do Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, todas as pessoas envolvidas na realização do Joind realizam trabalho voluntário. “Isso é o que valoriza ainda mais o nosso Joind, todos nós trabalhamos incansavelmente para fazer bem feito e não recebemos nada por isso”, frisa Ismael
Os Jogos
Durante os 7 dias de jogos, os atletas ficarão alojados na Escola Municipal Polo Guarani Kaiowá, local onde acontecem todas as modalidades de competições que são: futsal, basquete, vôlei, atletismo, queimada, pescaria, tiro com estilingue, apresentação de armadilhas tradicionais, Avati Soka, Mynaku rero ripara, arremesso de flechas e cabo de força.
Também haverão concursos de dança e a escolha do garoto e garota Joind 2020. De acordo com Ismael, o evento rompe suas fronteiras, enfatizando a revitalização dos jogos tradicionais e dos esportes indígenas que atualmente fazem parte do cotidiano do Guarani Kaiowá.
A abertura
A cerimônia de abertura do 17º Joind acontece neste sábado (11) às 19h30 na Escola Municipal Polo Guarani Kaiowá e contará com o acendimento da pira olímpica, concurso Garoto e Garota Joind, além de apresentações de danças e teatro.