10/03/2020 15h14
Fonte: Agência de Notícias de Jaraguá do Sul
As dificuldades do mercado digital existem mas isto não tem impedido os brasileiros de ceder ao empreendedorismo online. Cada vez mais lojas virtuais surgem, na busca pelo sucesso. Assim, vale a pena conhecer as estratégias usadas para tentar encontrar o segredo do êxito no mundo digital.
Ao redor do globo, o trabalho no universo online tem vindo a ganhar cada vez mais expressão. No mundo, os lucros do e-commerce aumentam gradualmente, enquanto que no Brasil, o número de lojas online cresce com celeridade, tendo apresentado, apenas em 2019, um aumento na ordem dos 37,5%.
O empreendedorismo digital encontra-se, no entanto com uma dualidade evidente. Por um lado, a concretização de ideias e projetos é motivada pela facilidade na criação de sites, no recurso a ferramentas digitais diversas (para gerar nome, logótipos, slogans ou mesmo para a geração de clientes) e também pelas formas cada vez mais diversas de financiamento. Aliado a todos estes pontos positivos, no entanto, encontramos um mercado cada vez mais saturado, com complexas lógicas de concorrência e onde é cada vez mais difícil garantir o sucesso.
Para que um empreendedor consiga efetivamente combater a saturação do mercado, é necessário que tenha em mente que este é um caminho moroso e que exige a aplicação de inúmeras estratégias.
Afinal, como lembrou o SEBRAE num relatório sobre 2018, apenas 20% das lojas online criadas no Brasil consegue superar o marco dos 18 meses de atividade.
Uma atitude positiva e certeira face ao mercado pode garantir que uma loja online progride e atinge o êxito desejado.
Venha conhecer todas as possibilidades que estão disponíveis para os empreendedores e saber como pode garantir que a sua loja online se enquadra dentro das melhores estatísticas, chegando a um vasto número de consumidores e conquistando a sua fidelização.
1. Aproveitar as caraterísticas das redes sociais
Segundo um dos mais recentes estudos realizados, entre as lojas online brasileiras, 65% rende-se, também, às redes sociais. Esta postura é muito correta por parte dos empreendedores que desejam garantir que os consumidores têm acesso aos produtos comercializados, já que as redes sociais correspondem a um dos mais proeminentes espaços de difusão da atualidade.
Ainda que possa parecer complexo o desenvolvimento e gestão de várias páginas, além do site, a verdade é que as redes sociais são aliados fundamentais para garantir que o cliente conhece a marca. Assim, mesmo que seja trabalhoso, vale a pena criar perfis em redes como o Instagram, o Facebook ou o Twitter, para que possa chegar a um número mais vasto de potenciais consumidores.
As redes sociais correspondem, hoje, a uma das melhores formas de chegar aos millennial e é importante recordar que este grupo é, ainda, o maior consumidor digital; embora, aos poucos, outras faixas etárias se rendam às maravilhas da web.
Aproveitar o vasto público que está inscrito nas redes sociais torna-se mais simples garantir a promoção da sua loja e dos seus produtos. Além disso, as próprias ferramentas – sempre em evolução – que são disponibilizadas nestas redes abrem novas possibilidades de promoção que pode aproveitar.
2. Garantir que a empresa é publicitada
Ainda que o ideal fosse que as redes sociais bastassem para lançar uma marca, confiar nessa ideia poderá não ser a melhor forma de garantir o sucesso.
Aproveite as formas de publicitar a sua empresa, mesmo que isto implique um pequeno investimento inicial.
Algumas formas de promover o seu site são os anúncios do Instagram, os Adwords, o Facebook Ads ou o marketing de afiliados. Usualmente, pode utilizar estas ferramentas com a colocação de investimentos mínimos ou, no último caso, em troca de comissões quando os cliques na promoção geram uma venda online.
3. Use os algoritmos e os cookies a seu favor
Embora a palavra “algoritmos” pareça assustar os empreendedores, a verdade é que estes podem ser aliados de quem gere lojas online, considerando que os seus gestores apostem nos conhecimentos de SEO.
A criação de conteúdos específicos para SEO ajuda a garantir que o site tem maior expressão e fica melhor posicionado nas pesquisas, tendo, assim, maior facilidade de chegar aos seus clientes potenciais.
Os cookies podem também ser úteis para conhecer melhor as preferências dos seus clientes e para motivar potenciais vendas cruzadas no site, com base nos gostos e nas pesquisas que este realiza online.
4. Esteja atento às estatísticas
Todos os elementos estatísticos que consiga recolher das visitas e da interação com o seu público podem ser úteis para que compreenda melhor os seus consumidores e consiga criar uma ação mais eficaz na promoção da sua empresa.
Ao saber quais as preferências do seu público, a sua faixa etária, a sua proveniência e o seu gênero, por exemplo, você conseguirá, de forma mais simples, saber quais os produtos nos quais deve investir ou a linguagem a utilizar.