38.5 C
Dourados
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Mariteca: a biblioteca itinerante que tem incentivado à leitura em Amambai

- Publicidade -

Raquel Fernandes


Amante da leitura, o sul mato grossense Almir Farias da Cunha criou uma biblioteca itinerante com uma bicicleta em Amambai. Morador da cidade desde 2015, Almir já realizou diversos trabalhos voluntários e recentemente deu vida ao sonho de poder incentivar cada vez mais pessoas a criar o hábito da leitura.


“Uma vez eu estava assistindo um reportagem em que mostrava uma menina, de 12 anos, que vivia em uma comunidade bastante desassistida e sonhava em ter uma biblioteca. Porém não tinha espaço na sua casa. Mas a mãe dessa menina, se empolgou com o sonho dela e correram atrás. Resultado: Toda a comunidade se envolveu e o espaço da biblioteca foi criado. Quando eu vi isso, eu pensei: Por que eu não faço algo assim aqui também.  Eu sei que não vou mudar o mundo, mudar as pessoas. Mas um ou outro que pega um livro, pode repercutir, reverberar, se transforma em um multiplicador.”, conta Almir.


A partir daí, ele transformou  sua bicicleta em uma biblioteca, que ele chama carinhosamente de Mariteca. No sábado, dia 26, Almir passou a manhã na Praça Coronel Valêncio de Brum com a sua “rica” bicicleta. As pessoas que passavam ficavam curiosas para conhecer o trabalho e se surpreendiam quando descobriam que ele não era um vendedor de livros.
Almir empresta os livros e dependendo da situação, ele até faz a doação da obra e pede que a pessoa, após ler, passe para outra pessoa.


A moradora de Amambai, Gisele de Souza ficou encantada com o projeto e saiu da Praça Coronel Valêncio de Brum com dois livros para leitura. Durante a conversa, Almir identifica os gostos da pessoa e sugere alguns títulos.

Mariteca: a biblioteca itinerante que tem incentivado à leitura em Amambai

Almir é concursado na Câmara Municipal de Amambai e nas horas vagas se envolve com trabalhos voluntários, em especial agora, a Mariteca. Ele já morou em diversos estados brasileiros e trabalhou com o bancário, jornalista, assessor de imprensa, pedreiro entre outros.


Quem quiser ter acesso aos livros da Mariteca ou ainda fazer doações de obras pode entrar em contato com o Almir pelo telefone: 67 9 8453 9265.

Mariteca: a biblioteca itinerante que tem incentivado à leitura em Amambai
Na bicicleta, Almir leva o nome de Marielle Franco, vereadora que foi assinada em março de 2018. “ Mariele era uma mulher que fazia diversos trabalhos voluntários. Ela tinha essa mesma disposição que eu tenho de buscar um mundo melhor”
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-