21.2 C
Dourados
segunda-feira, 21 de abril de 2025

Profissionais de enfermagem de Amambai aderem a movimento nacional e protestam pelo pagamento do piso

- Publicidade -

Amambai (MS)- Nesta quarta-feira, dia 21, profissionais de enfermagem de todo o Brasil se reuniram para protestar contra a suspensão da lei que cria o piso nacional de enfermagem, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Amambai não foi diferente, profissionais da área se mobilizaram e receberem apoio da sociedade.

Com faixas exigindo respeito e valorização da profissão, técnicos, enfermeiros, médicos e apoiadores da causa de reuniram em frente aos Hospitais de Amambai.

O Prefeito de Amambai, que também é médico no município, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, também esteve nos hospitais oferecendo apoio à causa e garantiu que os profissionais contratados pelo município terão o piso mantido.

Além do Prefeito, os médicos, Dr. José Luiz, Dr. Brites, presidente da Câmara, vereador Valter Brito, vereadoras Rosa da Saúde, Janete Córdoba e Lígia Borges também foram declarar seu apoio aos profissionais da área de enfermagem.

Conforme explica o técnico de enfermagem do Hospital Regional de Amambai, Cleyton de Araújo Mendes, no dia 15 de setembro, o plenário do STF manteve uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A suspensão vale até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.

“Nos entendemos que merecemos essa valorização. O nosso trabalho é essencial e o que passamos com a Covid-19 não foi fácil. Tivemos uma árdua missão durante mais de um ano, sem descanso, dobrando turno, muitos profissionais da saúde ficaram doentes(…). Nosso protesto não é contra os hospitais, contra o Prefeito ou Governador. É contra essa decisão do STF. Esperamos que eles resolvam o mais breve possível para que nossa categoria tenha a valorização que merece” enfatizou o enfermeiro.

A responsável geral da enfermagem do Hospital Divina Providência, Leonice Nunes de Moura Piroli, também conversou com a imprensa e agradeceu ao apoio de toda a sociedade e da classe política de Amambai, destacando que a luta dos profissionais é justa e que todos ficarão atentos com relação às decisões do Congresso.

Fonte: Raquel Fernandes

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

20 de Abril – Dia do Disco,

- Publicidade-