20.2 C
Dourados
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Inspiração para muitos, amambaiense usa o artesanato para contar a história da erva-mate

- Publicidade -

A arte faz parte de nossas vidas. Enriquece a imaginação e pode nos transportar para lugares novos e empolgantes. Muito abrangente, sempre envolve ao menos duas características: habilidade e criatividade. Para onde ela vai, depende apenas de seu criador.

Nossa cidade é o lar de muitos talentos. Verdadeiros artistas que exteriorizam a beleza que carregam consigo. Um dos destaques é o morador de Amambai e artesão Dorival Alonso, que tem uma história de vida inspiradora e prova como a arte é uma terapia capaz de ajudar a lidar com eventuais provações e tribulações.

Seu Dorival, como é conhecido, marcou presença nas comemorações dos 74 anos de Amambai. Boa parte de setembro último foi recheada de eventos destinados ao entretenimento e enriquecimento cultural da população, sendo um deles a Feira das Flores.

Na feira, realizada entre os dias 24 e 28, Seu Dorival teve a oportunidade de mostrar e comercializar o artesanato que cria em parceria com sua esposa Gilmara. Eles expuseram também a história e o ciclo da erva-mate, tudo produzido com materiais próprios para ilustrar como este símbolo da cultura sul-mato-grossense e de outras regiões da América Latina era produzido. Portanto, uma tradição que igualmente faz parte da essência de Amambai.

Inspiração para muitos, amambaiense usa o artesanato para contar a história da erva-mate

Como dissemos, a história de Seu Dorival inspira. Em fevereiro de 2020, devido a complicações da diabetes, ele teve as duas pernas amputadas para que sua vida pudesse ser salva. Foi um período difícil para ele, que ficou internado na UTI, em Dourados, e para a sua família, que sempre esteve ao seu lado.

Após o episódio, já com a saúde estabilizada, Seu Dorival desenvolveu o amor pelo artesanato. Pouco a pouco, ele começou a trabalhar reaproveitando madeiras, colocando em prática a criatividade e aperfeiçoando suas habilidades a cada novo amanhecer. Pessoas próximas, como amigos, familiares e simpatizantes, passaram a doar materiais para ele moldá-los de acordo com seus desejos.

O que podemos concluir, além de admirar as belíssimas criações artesanais de Seu Dorival e Gilmara, é que a arte tem o poder de acalmar, elevar o espírito e nos conectar com a beleza do mundo. A arte também ajuda a nos expressar e transmitir emoções que são difíceis de manifestar verbalmente. Ela tem muitos usos, e é emocionante quando é utilizada para melhorar a vida das pessoas.

Inspiração para muitos, amambaiense usa o artesanato para contar a história da erva-mate
Dorival e sua esposa Gilmara. Foto: Raquel Fernandes

Fonte: Redação Amambai Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-