Lombo, salpicão e até as sobremesas foram incluídas em caderno de receitas apresentadas na última edição de 2022 do programa
O programa de prevenção “Cozinha Experimental” da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), realizou o último curso da edição de 2022, na quinta-feira (08).
Seguindo a tradição, o tema escolhido para encerrar o cronograma de aulas foi “Ceia de Natal e Ano Novo”, em que os participantes aprendem receitas tradicionais para serem preparadas de maneira mais saudável, mas sem perder o sabor tão característico da época.
Salpicão de grão de bico, lombo com molho de laranja, farofa de soja com aveia, peru recheado com cuscuz marroquino foram alguns dos pratos preparados durante a aula. A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade, explica a proposta do cardápio elaborado. “Busco trazer para esse curso um cardápio que a gente consiga equilibrar receitas tradicionais, elaboradas de uma maneira mais saudável e mais nutritiva. E tendo o sabor muito semelhante ao que normalmente se consome nesse período”, salienta a nutricionista.
Receitas que agradaram a beneficiária da Cassems, Eloisa Berro, que acompanha todos os cursos do Cozinha Experimental. “Eu não perco os nossos encontros, são alegres e de muito aprendizado. Acho que cozinhar também é um ato de amor, é um ato de cuidado. Claro que vou fazer alguns pratos que eu aprendi aqui para a ceia de Natal. Eu acho que o convívio das pessoas, a mesa, é algo assim muito especial, é um momento mais do que importante de estar na família”, afirma Eloisa Berro.
Entre as receitas preparadas durante o curso, as sobremesas são as que chamaram a atenção do beneficiário da Cassems, Kleber José dos Santos. Uma delas é a base de café – o ‘semifredo de doce de leite com café’, um doce originalmente italiano, semelhante ao sorvete, servido semi congelado. “A edição de Natal é esperada, e o que me chamou a atenção este ano, foi a sobremesa que foi totalmente diferente do que já vi”, ressalta.
Melissa de Andrade ressalta que o Cozinha Experimental retomou as atividades este ano, depois de uma pausa em razão da pandemia da Covid-19 e adianta que está planejando a programação para 2023. “Essa edição especial do curso, com o tema Ceia de Natal e Ano Novo, sempre foi mais esperado. Essa edição é ainda mais especial por termos ficado dois anos sem comemorar, encerrar com esse curso tem um gostinho de normalidade. Por mais que as coisas não tenham voltado ao ritmo normal, ter esse retorno é muito especial, esse ano ter isso de volta dá um gostinho de normalidade, de que as coisas vão começar a encaminhar, seguir o fluxo normalmente e isso me dá um ânimo para montar essa agenda de 2023”, promete a coordenadora do programa.
Além de retornar este ano, a Cozinha Experimental completou em 2022, uma década de existência comemorados com uma live disponível no canal da TV Cassems no Youtube. O programa de prevenção tem o objetivo de despertar nos beneficiários o interesse por uma alimentação saudável, com valores acessíveis e sem perder o sabor, trazendo assim, mais qualidade de vida à população.
Confirma abaixo receitas especiais de Natal e Ano Novo:
Lombo trançado com molho de laranja
Ingredientes:
Lombo
• 2 quilos e meio de lombo de porco
• 1 pacote de bacon fatiado
Marinada
• 4 dentes de alho
• 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
• 1 colher de sopa de sálvia picada
• 1 folha de louro
• Meia xícara de chá de vinho branco
• 2 colheres rasas de sopa de sal
• 1 pimenta-malagueta
• Pimenta-do-reino a gosto
• Azeite
Molho de laranja com gengibre
• 500 mililitros de suco de Laranja
• 80 gramas de açúcar refinado
• 1 colher de chá de gengibre laminado
• Raspinhas de 2 laranjas
• 3 cravos
• 150 mililitros de creme de leite fresco
Modo de Preparo
Lombo
1. Em uma tábua de cozinha, coloque o lombo e a partir da extremidade, corte em três tiras no sentido do comprimento, sem atingir a outra extremidade, para que possa fazer a trança.
2. Em um liquidificador bata os ingredientes, menos o louro, até virar uma pasta. Tire do liquidificador e acrescente o louro. Coloque sobre o lombo já em tiras.
3. Leve a vasilha tampada à geladeira e deixe marinar de um dia para o outro.
4. No dia seguinte, cubra as tiras do lombo com fatias finas de bacon. Faça a trança e, se necessário, prenda a ponta com palitos.
5. Faça um envelope de papel alumínio e coloque o lombo dentro. Leve ao forno preaquecido, a 200 graus, por 1 hora e 30 minutos. Retire o alumínio e deixe dourar.
Molho de laranja
1. Em uma panela, coloque o açúcar e o gengibre em fogo médio. Vire a panela de um lado para o outro. Assim que começar a caramelizar, coloque o suco de laranja e o cravo.
2. Deixe ferver até reduzir para formar a calda mais espessa. Cerca de 20 minutos.
3. Assim que estiver pronta, desligue o fogo e coloque o creme de leite fresco e as raspinhas da casca da laranja, sem a parte branca).
4. Misture e reserve. Pode ser servida em temperatura ambiente ou quente acompanhando o lombo.
Semifredo de doce de leite com café
Ingredientes
• Dois terços de xícara chá ou 180 gramas de doce de leite
• 1 lata ou 300 gramas de creme de leite
• 1 colher de sopa de café solúvel
• 2 claras
• Um quarto de xícara de chá de açúcar
• Cacau em pó a gosto para servir
Modo de Preparo
1. Separe 6 forminhas lisas com capacidade para 150 ml.
2. Coloque a lata de creme de leite no congelador por 30 minutos — esse é o truque para tirar o soro do creme de leite de lata, assim o preparo fica mais cremoso. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
3. Passados os 30 minutos, retire a lata do congelador e vire de ponta-cabeça. Com o abridor de latas, faça dois furos opostos na lata e vire numa tigela para extrair o soro até parar de pingar.
4. Termine de abrir a lata e transfira o creme de leite para uma tigela grande. Junte o café solúvel e misture bem com uma espátula para dissolver — não se preocupe se restarem alguns grãozinhos, eles se dissolverão até o fim do preparo. Acrescente o doce de leite e misture novamente, para incorporar. Reserve.
5. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio para aquecer — ela vai ser usada para o banho-maria. Numa tigela média, coloque as claras, o açúcar e encaixe na panela com água quente. Mexa com o batedor de arame até aquecer as claras e dissolver os grãozinhos de açúcar, cerca de 3 minutos.
6. Transfira as claras para a batedeira e bata em velocidade média por cerca de 2 minutos, até formar um merengue — ele fica marcado pelo batedor, mas o bico ainda deve estar no ponto intermediário, nem tão firme, nem tão mole. Caso o merengue fique muito firme, será mais difícil de ser incorporado, e você terá que mexer demasiadamente a base do Semifredo, o que pode deixá-lo não tão aerado.
7. Junte cerca de ⅓ do merengue ao creme de doce de leite e misture bem com a espátula de silicone para incorporar. Adicione o restante do merengue e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima.
8. Com uma concha, preencha as forminhas com a base do semifredo; coloque numa assadeira (assim fica mais fácil de levar ao freezer) e leve ao congelador para firmar por pelo menos 3 horas (se preferir, prepare no dia anterior).
Para servir: retire o semifredo do congelador, passe uma faquinha afiada na lateral da forminha e desenforme num prato de sobremesa. Sirva a seguir polvilhado com cacau em pó a gosto.
Fonte: Tathiane Panziera/Assessoria Cassems