25.5 C
Dourados
domingo, 24 de novembro de 2024

Polícia Militar formou 155 novos proerdianos em 2022 em Amambai e Tacuru

- Publicidade -

A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, e responsável também pelo policiamento preventino nos municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, divulga os números alcançados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD no ano de 2022.

O PROERD acontece a partir de uma cooperação entre a Polícia Militar e os municípios e em 2022 foram firmados Termos de Cooperação com as prefeituras de Amambai e Tacuru, possibilitando a formação de 85 alunos da etnia guarani-kaiowa das Escolas Municipais Indígenas Tomasia de Vargas e Ubaldo Arandu Kwemi de Tacuru, respectivamente das aldeias Jaguapiré e Sassoró, e 70 alunos da Escola Municipal Antonio Pinto da Silva de Amambai, totalizando 155 novos proerdianos.

O programa permite multiplicar o conhecimento sobre os prejuízos do uso abusivo de drogas nas comunidades indígenas e não-indígenas, pois o aluno proerdiano, do 5º ano do Ensino Fundamental, compartilha com a sua família os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o policial militar instrutor. O processo de ensino e aprendizagem do PROERD possibilita a formação de um cidadão menos vulnerável ao contato com substâncias prejudiciais, especialmente a bebida alcoólica e a maconha e, além disso, a temática permite discutir sobre as várias formas de violência que estão intimamente associadas ao uso, como tráfico de drogas, acidentes de trânsito, roubo, furto etc. como também bulliyng, violência doméstica e violência sexual contra crianças e adolescentes. Isso se faz munindo as crianças e adolescentes de informações e trabalhando a autoestima com o objetivo de fortalece-los a dizer não e formá-los como pessoas autônomas e empáticas que farão a diferença na idade adulta.

Fonte: ASSECOM 3ª CIPM

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-