Está pensando em tomar creatina mas não sabe exatamente do que se trata essa substância? Então o nosso conteúdo pode te ajudar, pois vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto e ainda te mostrar 4 benefícios da creatina para o organismo.
Dessa forma, você vai conseguir ter uma noção melhor sobre se a creatina é a melhor opção para as suas necessidades e vai te ajudar até a escolher a creatina certa para a sua rotina.
Então, quer saber quais são os 4 benefícios da creatina e entender melhor sobre o assunto? É só conferir até o final do conteúdo!
O que é a creatina?
A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano, sendo formada por três aminoácidos: a glicina, a metionina e a arginina. Porém, para quem tem uma rotina de treinos mais pesada, a produção natural pelo organismo pode não ser o suficiente, e nesses casos a suplementação pode ser necessária.
Ou seja, mesmo sendo produzida pelo organismo, a creatina também pode ser encontrada na forma de suplemento.
Para que a creatina serve?
De um modo geral, a creatina serve como uma fonte de energia para as células musculares. E por ser uma fonte de energia, a creatina ajuda a melhorar a força e o tônus muscular.
Ou seja, a creatina funciona como um importante aliado para dar a energia necessária que as células musculares precisam para realizar as tarefas do cotidiano. E para quem faz atividades físicas frequentes, a produção natural pode não ser o suficiente, e é nesse cenário que o suplemento de creatina é muito importante.
Porém, para que a suplementação com creatina seja feita de forma saudável, é sempre importante consultar um especialista. Isso porque, doses mais altas do que o necessário para o seu organismo pode acarretar em uma sobrecarga dos rins.
Os benefícios da creatina
Agora você já sabe o que é e para que serve a creatina. Então que tal conferir quais são os 4 benefícios da creatina para o organismo e para a saúde?
Aumento de massa muscular
Um dos maiores benefícios da creatina é aumentar a massa muscular. Isso acontece porque a creatina atrai água para dentro das células musculares, aumentando o seu volume e promovendo um ambiente anabólico para o crescimento.
Além disso, a creatina também auxilia a produção de proteínas musculares, que são essenciais para o aumento da massa muscular.
Melhora a recuperação muscular
O segundo grande benefício da creatina é que ela melhora a recuperação muscular. Se você pratica atividades físicas com frequência, sabe que os músculos precisam se recuperar após os treinos, e com a creatina, é possível acelerar essa recuperação.
Isso acontece porque a creatina ajuda a diminuir a inflamação e os danos causados às células musculares causadas por treinos intensos. Além disso, a creatina também auxilia no equilíbrio do pH muscular e auxilia na proteção das fibras musculares.
E essa ação de proteção das fibras musculares e a recuperação muscular também tem um papel fundamental no ganho de massa magra.
Previne doenças crônicas
O terceiro benefício da creatina é prevenir doenças crônicas, principalmente quando usado em conjunto com a prática regular de atividades físicas. Isso acontece principalmente quando falamos de uma doença crônica chamada sarcopenia, que é a perda de massa muscular e de força que acontece geralmente em pessoas com mais de 50 anos.
E com o uso de creatina, por favorecer o ganho de massa muscular e de força, é possível prevenir essa condição e até mesmo auxiliar no seu tratamento. Em outras doenças crônicas, como o diabetes e problemas cardíacos, a creatina auxilia no controle do colesterol e da glicose no sangue, além de prevenir a perda óssea que causa osteoporose.
Auxilia o tratamento de doenças neuromusculares
O último benefício da creatina é que ela auxilia no tratamento de doenças neuromusculares, como doença de Parkinson e fibromialgia. Isso acontece porque a creatina auxilia no ganho de força muscular e tem até mesmo um importante papel na melhora das funções cognitivas.
Porém, para ter resultados consideráveis, o uso da creatina deve ser feito sempre sob orientação médica e combinado com a prática de exercícios físicos.
Agora você já sabe quais são os 4 benefícios da creatina, bem como o que é a substância e para que ela serve. Então que tal consultar seu médico para escolher a melhor opção do suplemento para o seu organismo?